Alagoas
Reeducandos do Baldomero Cavalcante concluem o curso de pedreiro de alvenaria


Durante a cerimônia, os formandos receberam os certificados dos próprios familiares, que compareceram ao evento para prestigiar a formatura. Foto: Ascom Seris
A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) realizou, nesta segunda-feira (25), a formatura do curso profissionalizante de Pedreiro de Alvenaria, contemplando 15 reeducandos do Presídio Masculino Baldomero Cavalcante, que agora passam ater uma nova profissão.
O curso foi ministrado em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), vinculado ao Ministério da Educação e uma das mais prestigiadas iniciativas de formação profissionalizante no país.
A cerimônia de formatura ocorreu no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e contou com um sistema escolta e segurança reforçados, para garantir a presença dos formados e convidados.
A capacitação profissional é uma parceria entre Seris e a Seduc, que busca promover a educação profissionalizante dentro dos presídios alagoanos.
Durante a solenidade, em seu pronunciamento, o secretário de Educação, professor José Márcio Augusto de Oliveira, falou sobre a oportunidade dada aos internos que, apesar de exitosa, classificou de tardia, por falhas cometidas pelo poder público como um todo, ao longo de anos; desde não propiciar as oportunidades, até a ausência de políticas públicas no passado, que levou os atuais formandos às condições que motivaram seu ingresso no sistema.
“Este evento vem para marcar a importância de qualificação profissional para todos. Esta oportunidade deveria ter sido dada no ensino médio, mas graças aos esforços adotados conseguimos garantir a qualificação”, destacou o secretário.
O representante da Seris no evento, Cel. PM Clístenes Omena, assessor executivo de Contratos e Convênios, ressaltou a importância dos cursos profissionalizantes na formação educacional. E mencionou seu orgulho de, antes de se formar em Direito e, posteriormente, oficial superior da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), ter adquirido formação em dois cursos técnicos.
“Antes de ingressar na área de segurança pública, eu fiz dois cursos profissionalizantes, eles somaram significativamente na minha carreira profissional, espero que todos aproveitem esta oportunidade e apliquem em sua vida ao reingressar à sociedade”, disse Cel. Clístenes Omena.
Durante a cerimônia, os formandos receberam os certificados dos próprios familiares, que compareceram ao evento para prestigiar a formatura. O evento também contou com uma homenagem a professora doutora, Elaine Pimentel, madrinha da turma, que recebeu uma placa de agradecimento pelo trabalho realizado na área de ressocialização.
Ela agradeceu a homenagem e reforçou a necessidade de sempre se buscar a qualificação. “Conhecimento nunca é demais, oportunidade como esta devem ser aproveitadas e multiplicadas, pois as pessoas não param de adquirir ensinamentos.”
Mais lidas
-
1ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3COMUNICAÇÃO
Fernando Collor encerra negociações para venda da TV Gazeta a grupo mineiro, revela portal
-
4BOXE
Morre segundo pugilista em decorrência de lesão cerebral após evento de boxe no Japão
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vereadores esvaziam sessão e evitam votação de requerimento que cobrava fiscalização sobre o IGPS