Alagoas
Morre Nelson da Rabeca; músico tinha 81 anos e deu entrada ontem no HGE


Nelson da Rabeca
O Hospital Geral do Estado (HGE) confirmou na manhã desta sexta-feira (22), a morte do rabequista, acordeonista e compositor brasileiro Nelson dos Santos, de 81 anos, o Seu Nelson da Rabeca.
Ele deu entrada na unidade hospitalar nessa quinta-feira (21), com quadro infeccioso grave e esteve recebendo os cuidados multidisciplinares na Área Vermelha.
A filha do músico conversou com o ACTA na manhã de hoje e informou que ainda não há local e hora para velório e sepultamento.
>>Nota HGE
O Hospital Geral do Estado (HGE) informa que o paciente Nelson dos Santos, de 81 anos, faleceu na manhã desta sexta-feira (22). Ele foi admitido nesta quinta-feira (21), às 13h27, com quadro infeccioso grave e esteve recebendo os cuidados multidisciplinares na Área Vermelha.
Legado musical
Nascido em 1941 no município de Joaquim Gomes, localizado na zona da mata de Alagoas, o rabequista, acordeonista, compositor e luthier alagoano Nelson da Rabeca trabalhou desde cedo no corte de cana-de-açucar, até que, aos 54 anos, construiu e aprendeu a tocar rabeca sozinho, depois de ver um violino num programa de TV.
Durante algum tempo, Nelson alternava sua atividade na lavoura com apresentações aos finais de semana na Praia do Francês, até ser descoberto pelo pesquisador musical paulista José Eduardo Gramani, que divulgou para o Brasil o nome de Nelson da Babeca e abriu espaço para a gravação do primeiro disco do rabequeiro alagoano em 1994.
Com mais de seis mil rabecas construídas e quatro álbuns na bagagem, sendo o último lançado em 2018 com o músico suíço Thomas Rohrer, Nelson da Rabeca conta em seus shows e em seus discos com a participação da sua esposa, Dona Benedita, nos vocais.
Mais lidas
-
1HOMICÍDIO QUÍNTUPLO
Identificadas as cinco vítimas da chacina em Estrela de Alagoas
-
2QUÍNTUPLO HOMICÍDIO
Polícia prende suspeito de cometer chacina que matou cinco pessoas em Estrela de Alagoas
-
3NOTAS FALSAS
Jovem de Arapiraca é presa no Ceará por circular com R$ 2.100,00 em notas falsas
-
4ESTRELA DE ALAGOAS
Tragédia na Lagoa dos Porcos: chacina choca todo o Estado; Polícia Investiga crime passional por cíúmes
-
5CHACINA
Cinco pessoas são executadas dentro de residência em Estrela de Alagoas