A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) recebeu, nesta terça-feira (29), durante solenidade no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, 100 monitores multiparâmetros, que serão distribuídos para a Rede Hospitalar Pública. Os equipamentos, que são fundamentais para acompanhar, em tempo real, os sinais vitais de pacientes internados, foram doados pelo Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes), vinculado à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e pelo Ministério da Saúde (MS).

Monitores multiparâmetro são equipamentos médicos que podem ser utilizados em enfermarias, Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e centros cirúrgicos para monitorar a saúde dos pacientes. Capazes de verificar batimentos cardíacos, temperatura, nível de oxigenação e gás carbônico no sangue do paciente, os aparelhos são do tipo M12, considerados completos e os mais atuais do mercado nacional.

André Cabral, secretário Executivo de Gestão Interna da Sesau, comemorou a chegada dos aparelhos multiparâmetros. “Esses equipamentos são essenciais ao sistema de saúde pública estadual, porque garantem boa estrutura para a assistência das nossas unidades hospitalares, reforçando, assim, nossa rede hospitalar”, afirmou Cabral, que representou o titular da pasta, Alexandre Ayres.

As doações de monitores multiparâmetros, por meio do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes), vinculado à UEPB e pelo MS, contemplam todos os Estados brasileiros e essa é a segunda vez que Alagoas recebe equipamentos. A primeira vez ocorreu em 2018, quando o Estado recebeu aparelhos multiparâmetro e cardioversores.