Variedades

Upgrade: quando o passageiro de um voo pode ser transferido da econômica para a primeira classe

23/03/2022
Upgrade: quando o passageiro de um voo pode ser transferido da econômica para a primeira classe

Foto: Onlyyouqj/Freepik

Existem algumas maneiras de viajar de primeira classe por preço de econômica. Em determinadas situações é possível conseguir um upgrade e voar num setor diferente por meio de recursos como milhas, cupons, vouchers e leilão. É preciso estar atento, pois cada companhia aérea pode ter regras específicas para este benefício.

Algumas situações adversas envolvendo problemas na viagem, como superlotação e cancelamento de voos, também podem gerar o benefício de upgrade de cabine, dependendo da disponibilidade da companhia aérea.

Vale lembrar que, conforme as normas vigentes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), quando ocorrerem problemas com voo, o passageiro tem direito a receber informações detalhadas sobre a situação de sua passagem aérea e, dependendo do caso, tem direito a reembolso, reacomodação ou assistência. Oferecer o upgrade não é obrigatório para as empresas aéreas.

Contudo, com a popularização dos programas de fidelidade, surgiram novas formas mais fáceis e acessíveis de conseguir upgrade de classe. Assim, o benefício deixou de estar ao alcance somente de pessoas dispostas a pagar muito mais caro por ele.

Como conseguir upgrade

De modo geral, as empresas aéreas seguem algumas normas básicas para que os clientes possam conseguir mudar de classe. Um exemplo é o fato de que a maior parte das companhias disponibilizam essa opção somente 72h antes do voo. Além disso, geralmente, os clientes precisam adquirir tarifas específicas para estarem elegíveis ao recurso. Contudo, cada corporação tem suas próprias regras.

Cupons e vouchers

Alguns programas de fidelidade oferecem cupons e vouchers de upgrade para seus clientes das categorias de elite. Com esse benefício, é possível viajar na primeira classe, mesmo tendo comprado um bilhete de cabine inferior, sem ter que pagar nada a mais por isso. Nesse sistema, as companhias aéreas distribuem uma quantidade de cupons aos seus clientes de elite anualmente.

Os cupons costumam ter a validade de um ano e não são cumulativos. Dependendo do trecho, podem ser necessários mais de um cupom por passageiro para conseguir o upgrade. Atualmente, companhias que contam com esses programas são LATAM, Delta, United e American Airlines.

Vale ressaltar que o sistema de upgrade por cupons da LATAM vai passar por algumas modificações a partir do dia 1º de abril de 2023. Será necessário apenas um voucher por trecho para que o cliente tenha direito a viajar em cabine superior. Com as mudanças, passa a ser possível, também, consultar a disponibilidade de assentos, a categoria e a posição na lista, além da data e horário dos outros inscritos.

Leilão

Quando há disponibilidade de assentos em cabines de primeira classe, as companhias aéreas também fazem leilões como forma de oferecer upgrade de classe. Nessa modalidade, depois que clientes compram a passagem, a empresa entra em contato com eles para oferecer o benefício. Quando o leilão é aberto, os passageiros são informados sobre qual o valor mínimo para arremate.

O ganhador tem o valor do lance automaticamente debitado do cartão utilizado na compra da passagem. Sendo assim, é importante que o consumidor faça a proposta apenas se realmente tiver o interesse e a possibilidade de pagar. Mesmo com a disputa, o leilão é uma maneira mais barata de ter acesso a assentos de primeira classe do que a tarifa padrão.

Hoje, oferecem leilão aos seus clientes as companhias Azul, LATAM, Air Canada, Aeromexico e Copa Airlines. É possível realizar upgrade de classe por meio dessa opção também com Ethiopian, Lufthansa, Air China, Iberia, Swiss, Emirates e British Airways.

Milhas

As milhas também são formas de conseguir passar da econômica para a primeira classe, caso haja disponibilidade de assento. Algumas empresas permitem que os consumidores paguem o upgrade com pontos. Para esses casos, uma tabela é definida com os valores que devem ser desembolsados pelos clientes.

Assim como nas outras modalidades, as regras podem passar por alterações conforme as companhias. O destino de voo, em alguns casos, é a base de cálculo para definir os preços. O status de elite do cliente, da mesma forma, também é usado para determinar a taxa que cada um deve pagar.

Permitem o upgrade por meio de pontos a British Airways, TAP, Qatar, Air France, Iberia, American Airlines, KLM, Delta, Azul e United.

Dinheiro

Pagar com dinheiro é a opção mais cara. Isso porque o consumidor fica à mercê dos valores cobrados pelas companhias, já que precisa desembolsar mais, – o que não ocorre no caso dos cupons –, e não tem poder de barganha – como ocorre no leilão.

Por outro lado, ao escolher essa forma, o cliente tem seu pedido confirmado na hora. Ou seja, não é preciso esperar para descobrir se conseguiu o upgrade ou não, como acontece nos outros casos. Em algumas empresas aéreas, é possível combinar milhas e dinheiro para incrementar a passagem.

Atualmente, oferecem essa opção as empresas KLM, Air France, Delta, American Airlines, TAP, United e LATAM.