Alagoas

Empresas alagoanas articulam parcerias durante o 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria

15/03/2022
Empresas alagoanas articulam parcerias durante o 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria

O 9° Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, realizado entre os dias 09 e 10 de março, uma correalização entre o Sebrae e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), também foi um espaço para que empresas alagoanas inovadoras e de base tecnológica pudessem fechar parcerias e prospectar negócios. Por este motivo, o Sebrae Alagoas levou ao evento, promovido no WTC Events Center, em São Paulo, duas startups alagoanas que desenvolveram soluções para a indústria, sobretudo para a construção civil: a Isobloco e a Stant.

Ambas as empresas alagoanas tiveram a oportunidade de apresentar pitches para investidores, parceiros e grandes players nacionais e internacionais. De acordo com o CEO da Isobloco, o empresário Henrique Ramos, o seu pitch foi focado em atrair Corporate Venture Capital (CVC), investimento em startup por parte de uma corporação visando obter retornos financeiros e/ou estratégicos.

A Isobloco é conhecida por fornecer soluções modulares em concreto celular termoacústico e sua diferenciação tecnológica é estabelecida a partir da união do concreto celular e do steel frame, criando um sistema construtivo leve e autoportante. Por isso, o empresário realizou o pitch também de olho em indústrias de grande porte. Henrique revela que saiu do evento com novas parcerias.

“Além de buscar atrair investidores, também apresentamos o pitch com o foco em inovação aberta com indústrias de grande porte. Fizemos algumas conexões que podem gerar frutos com uma indústria de papel e celulose e uma mineradora. No evento, estabelecemos parcerias com outras startups, a Trashin, do Rio Grande do Sul, que trabalha com gestão de resíduos e estreitarmos relações com a Stant, de Alagoas, para analisar sinergias”, afirma Henrique.

A Stant, startup citada por Henrique, é liderada por Ralph Vasco, que também participou do evento através da parceria com o Sebrae. O empresário desenvolveu uma plataforma de gestão de obras que auxilia no acompanhamento e inspeções de obras de todos os tipos e tamanhos, aumentando a produtividade nos canteiros de obras de construtoras, incorporadoras, loteadoras, instaladoras, empresas de reforma, administradoras de obras e grandes empresas.

Ralph, que também apresentou um pitch no evento, ressaltou que essa também foi uma oportunidade de obter mais conhecimento com as palestras e nos estandes, além de trabalhar novas ideias. “A apresentação do nosso pitch na programação do evento foi muito interessante. As palestras foram excelentes e os estandes bons”, pontua.

A gerente-adjunta da Unidade de Soluções e Inovação do Sebrae Alagoas, Áurea Andrade, destaca a importância de levar startups locais para eventos como o 9° Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria.

“Oferecemos essa oportunidade para que eles pudessem, justamente, buscar essas novas parcerias, em um evento nacional, com a participação de grandes players da indústria, com o objetivo de atrair mais investimento para esses negócios e que tivessem ainda mais conhecimento para inovar”, conclui Áurea Andrade.