Alagoas

Rede Global de Empreendedorismo de Alagoas articula ações para os próximos meses

09/03/2022
Rede Global de Empreendedorismo de Alagoas articula ações para os próximos meses

Criada para fortalecer ecossistemas de empreendedores em todo o mundo, a Rede Global de Empreendedorismo (RGE) segue se estruturando e ganhando força em Alagoas. E para definir o planejamento e as ações pontuais para este ano, seus membros realizaram, na tarde desta terça-feira (08), na sede do Sebrae Alagoas, em Maceió, a primeira reunião presencial após o início da pandemia.

Em Alagoas, a RGE atua em três eixos: Educação Empreendedora – incentivando crianças e jovens a despertarem comportamentos empreendedores desde cedo, preparando-os para o mercado de trabalho e para a vida; Empreendedorismo Inovador – apoiando e estimulando a sustentabilidade das iniciativas criativas no estado, articulando sua integração aos ecossistemas de Inovação; e Ambiente de Negócios – contribuindo com a melhoria do ambiente de negócios e um estado mais empreendedor.

Durante a reunião, os participantes foram divididos em grupos para discutir propostas nos três eixos com a missão de dar orientações, pensar novas ações e discutir ideias para montar um cronograma e o plano de ação da rede, indicando quais ações ajudarão no alcance dos resultados esperados para a RGE em 2022.

Entre as ações sugeridas, estiveram algumas como o foco na disseminação da cultura empreendedora nos ensinos fundamental, médio e técnico. Outra proposta foi dar atenção na promoção de negócios inovadores e sustentáveis com ações para facilitar o acesso das empresas alagoanas aos editais e integração com os ecossistemas de inovação. Além disso, deve-se focar nas melhorias das leis e apoio aos eventos de empreendedorismo.

A líder da RGE no estado e analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Sílvia Chamusca, destaca que a reunião marca a retomada da Rede, que estava realizando apenas encontros remotos por conta da pandemia.

“Esse foi um período muito difícil para nós. Dessa reunião, iremos extrair aquilo que é positivo para a Rede Global de Empreendedorismo, que é o desejo de todos nós e, assim, criar um plano de ação e dar continuidade a missão da rede, direcionando-a para um sentimento coletivo, atraindo mais pessoas. A razão de existir da rede é de grande valia para o nosso estado”, afirma Sílvia Chamusca.

Empresária e uma das lideranças da RGE, Isabel Barcellos, participou da reunião e enfatizou suas expectativas em relação ao trabalho da rede durante o ano.

“No início da pandemia, passamos um momento muito difícil que foi manter a rede ativa. Não sabíamos nem por onde começar, nem o que iríamos discutir, com empresas e escolas fechadas. Se nós conseguimos manter a chama acesa no período de maior dificuldade, agora é só colher o que plantamos nesses dois anos de persistência. As expectativas para os próximos meses são as melhores possíveis”, concluiu Isabel Barcellos.

Além do Sebrae Alagoas, a Rede Global de Empreendedorismo conta com representantes de instituições locais como a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Instituto Euvaldo Lodi (IEL/AL), Secretaria de Estado da Educação (Seduc/AL), Federação de Empresas Juniores de Alagoas (Fejea) e Junior Achievement Alagoas.