Alagoas

Governo inaugura sétima UPA de Maceió nesta sexta (25), no bairro Chã da Jaqueira

22/02/2022
Governo inaugura sétima UPA de Maceió nesta sexta (25), no bairro Chã da Jaqueira

UPA Cidade Universitária é do tipo III e vai assegurar assistência intermediária entre a Atenção Básica e a Alta Complexidade

Com o objetivo de fortalecer a saúde alagoana e garantir assistência pré-hospitalar ágil e de qualidade para a população, o Governo de Alagoas vai inaugurar a sétima Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maceió, nesta sexta-feira (25), às 10h, no bairro Chã da Jaqueira.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, informou que a entrega da UPA foi antecipada com o objetivo de ampliar os atendimentos aos casos de Síndromes Gripais. “Essa UPA vai suprir um vazio assistencial muito importante naquela região. Minha prioridade e do governador Renan Filho é levar saúde para próximo da população. Queremos que as pessoas tenham acesso à saúde perto de suas casas. Além disso, essa UPA também vai ajudar nos casos de Síndromes Gripais que têm crescido muito”, disse.

UPA Cidade Universitária vai contar com equipamentos de última geração

Assim como as UPAs já em funcionamento, a unidade da Chã da Jaqueira vai ser do tipo III e deve contar com leitos de observação e de urgência, sendo referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia. Em sua estrutura, a UPA vai dispor de consultórios, serviço de exames de raios-X e eletrocardiograma, além de salas de gesso, nebulização e laboratório de análises.

A nova unidade irá funcionar de domingo a domingo, 24 horas por dia e pretende atender 350 usuários diariamente, mediante classificação de risco. Além de pacientes com crise de hipertensão, suspeita de infarto e derrame, a UPA deve assistir àqueles que apresentem febre alta e pequenas fraturas.

UPAs – Maceió conta com as UPAs Jacintinho, Tabuleiro do Martins, Cidade Universitária e Jaraguá, construídas integralmente e mantidas com recursos próprios do Governo do Estado. A capital tem, ainda, as UPAs Trapiche e Benedito Bentes, que foram equipadas pelo Estado e entregues à população.