Alagoas
Crea-AL e CAU/AL convocam entidades para discussão sobre intervenções urbanas em Maceió

O Conselho de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) realizará, em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL), uma reunião conjunta visando abrir diálogo com a Prefeitura de Maceió e as entidades do setor produtivo para discutir as recentes intervenções urbanas executadas em Maceió. O evento está marcado para segunda-feira, 21, a partir das 10h no auditório da sede do Crea-AL.
Segundo a presidente do Crea-AL, eng.ª civil Rosa Tenório, a iniciativa se deu pela necessidade de um maior envolvimento entre os conselhos profissionais e o setor produtivo com as ações pensadas para a cidade. “Temos percebido algumas intervenções importantes na cidade que têm impactado diretamente na mobilidade e acessibilidade, e queremos conversar, sobretudo ouvir, para entender os planos dos órgãos municipais e fazer essa referência direta com o Plano Diretor”, explicou.
Para o presidente do CAU/AL, Fernando Cavalcanti, “o objetivo é levantar a discussão sobre o futuro que queremos para a cidade de Maceió, com planejamento, infraestrutura e instalações que prezem pela qualidade técnica e espacial. Unir os profissionais de planejamento e construção civil, com engenheiros e arquitetos permite a multidisciplinaridade do debate e certamente teremos novas perspectivas para a cidade”, disse.
Plano diretor
A discussão pelo Plano Diretor foi reaquecida recentemente após audiência pública realizada na última semana na Câmara de Maceió, que reuniu especialistas e lideranças comunitárias para cobrar a retomada da revisão do plano.
Como o principal documento orientador para a ocupação do solo urbano, o atual Plano Diretor Municipal está em vigor desde 2005 e deveria ter sido revisado até 2015, conforme definido na Lei 10.257/01, o Estatuto da Cidade. Porém, revisão do texto só foi retomado em 2016 e acabou encerrado sem que a redação final fosse elaborada. Agora, espera-se uma ampliação do debate com a comunidade para possibilitar o surgimento de propostas e construção do novo plano junto ao Executivo.
Para a presidente do Crea-AL, o momento atual deve ser aproveitado para posicionar o Conselho com presença atuante neste debate. “É uma discussão de suma importância para nossa cidade, e o Crea-AL, como um dos maiores conselhos de classe do país e com o princípio máximo de defender a sociedade, não pode jamais ficar de fora de discussões técnicas como esta”, destacou Rosa.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara aprova por unanimidade requerimento que cobra prestação de contas dos R$ 106 milhões da concessão da água e esgoto
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3BRASIL/EUA
Lula devolve carta de Trump e promete taxação recíproca
-
4POLÍCIA
Jovem morre após colidir com poste em avenida de Maceió
-
5CIÊNCIA
Alunos do Ifal Palmeira ganham reconhecimento internacional em missão de busca por asteroides