Alagoas
Deputado Ronaldo Medeiros discute projeto que levará água para comunidades rurais não atendidas por concessões públicas

Quase três mil famílias de comunidades das regiões do Alto, Médio e Baixo Sertão devem ser beneficiadas com a chegada de água encanada, através de uma cooperação técnica que começou a ser discutida em reunião na última sexta-feira (11), entre a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), órgãos do Governo de Alagoas, o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).
Representando os parlamentares, o deputado Ronaldo Medeiros sempre teve como uma das principais pautas do seu mandato levar água para as comunidades, principalmente no Sertão, como é o caso da reivindicação junto ao Governo de Alagoas que levou a construção da adutora da cidade de Inhapi. Por este motivo, o deputado recebeu o convite do secretário da Fazenda, George Santoro, para participar da reunião. Onde também participaram a secretária do Tesouro da Sefaz, Renata Santos, o secretário de Infraestrutura, Maurício Quintella, Luiz Neto, da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), e representantes da CAF e IICA.
Durante a reunião, que aconteceu de forma online, foram debatidos os passos necessários para que a cooperação entre os órgãos possa ser realizada e sobre o gerenciamento do Canal do Sertão, que deve ser uma fonte para que a água possa chegar à população dessas localidades.
A ideia é que seja criado, pelo Governo de Alagoas, o Programa de Saneamento Rural, que será voltado para esta iniciativa. As comunidades a serem incluídas no projeto serão aquelas que não são atendidas pelo Sistema Coletivo do Alto Sertão e pelo Sistema Coletivo da Bacia Leiteira, além de terem adesão a programas do Governo, como a Tarifa Social.
“Levar água para o Sertão do nosso estado, para as comunidades que mais precisam, sempre foi uma das maiores prioridades do meu mandato. Por isso, é muito importante estar presente nos primeiros passos para esse projeto que tem tudo para ser um sucesso, mudando a vida e realizando sonhos das pessoas. Vamos trabalhar juntos para dar celeridade quando chegar na Assembleia”, expõe o deputado Ronaldo Medeiros.
Será elaborado um Projeto de Lei que será enviado para a Assembleia Legislativa, logo após a finalização da parte técnica. Os próximos encontros serão com a equipe técnica, nesta segunda-feira (14), e após isso uma reunião para definir os próximos passos na terça-feira (15).
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
2CASO GABRIEL LINCOLN
Palmeira: Ministério Público ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial
-
3COMUNICAÇÃO
Clevânio Henrique lança projeto independente e deixa NN FM após dois anos; Microfone Aberto é transmitido por 4 emissoras em Arapiraca, Palmeira e Santana
-
4PODCAST
Ricardo Mota fez na entrevista o que sempre escreveu que o governador fazia nos bastidores: riu do "imperador" Julio Cezar.
-
5AVAL DA BANCADA DO CONFEITO
Prefeitura e Câmara de Palmeira ignoram Justiça e trocam terras da União avaliadas em R$1 milhão; FUNAI já acionou a assessoria jurídica sobre a permuta escandalosa