Alagoas
“Seades com Você”: Médio sertão recebe ciclo de reuniões técnicas regionalizadas


Foto : Gabriel Martins
A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) deu início, nesta quarta-feira (9), ao ciclo de reuniões técnicas regionalizadas “Seades com Você” no Médio Sertão. Pão de Açúcar foi o primeiro município a sediar as orientações acerca das políticas públicas de Primeira Infância – o Cartão CRIA, que faz parte do Programa Criança Alagoana, e o Programa Criança Feliz. Além do Pacto Nacional de Implementação dos Direitos da Pessoa Idosa, política pública voltada aos idosos.
O evento será realizado nas nove regiões do Alagoas ao longo do mês de fevereiro. “É um dia muito produtivo para a Assistência Social do nosso estado. Uma oportunidade de todos os secretários e coordenadores municipais de assistência social do Médio Sertão tirarem suas dúvidas com os técnicos da Seades, uma fase de refinamento com as equipes do CRIA e do PCF, e com a nova equipe que se formou para cuidar da política do idoso em Alagoas”, disse Fabiana Pessoa, Secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social.
Secretários e coordenadores municipais de assistência social de quatorze municípios do Médio Sertão compareceram ao encontro. Após a abertura, as equipes municipais se dirigiram às três salas temáticas para a reunião com as equipes técnicas estaduais, com vistas à discussão, à orientação, à avaliação e aos esclarecimentos sobre diferentes aspectos do Cartão CRIA, do Programa Criança Feliz e do Pacto Nacional de Implementação dos Direitos da Pessoa Idosa.
O prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, falou da importância de o município sediar um evento deste porte. “É uma honra ter sido escolhido para sediar este evento. São catorze municípios, e temos satisfação de recebê-los aqui. Ainda mais um encontro desta importância, da interação da Seades com os municípios, especificamente nos temas da Primeira Infância e da Pessoa Idosa, que são temas centrais. É uma honra receber a secretária Fabiana Pessoa, em nome do governador Renan Filho, que, na semana passada, anunciou a ordem de serviço para a construção de uma creche do CRIA, com a promessa de outra, para a qual já estamos procurando um terreno. É mais um motivo para comemorarmos este encontro”, esclareceu Jorge Dantas.
Além da Secretária de Estado, Fabiana Pessoa, e do Prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, estiveram presentes no evento a Primeira-Dama e Secretária Municipal de Assistência Social, Soraya Omena Dantas, secretários de diferentes pastas, vereadores e coordenadores técnicos de Pão de Açúcar.
Adesão ao Pacto Nacional
No evento, a Secretária Fabiana Pessoa apresentou para os municípios o Pacto Nacional de Implementação dos Direitos da Pessoa Idosa. “É uma das responsabilidade da pasta tratar da política do idoso. Fizemos o levantamento das normativas e respondemos à Secretaria Nacional. Formamos o Núcleo do Idoso dentro da Seades, com pessoas das áreas de assistência social, psicologia e advocacia. Estamos iniciando este trabalho de aproximação com os municípios em relação a esta temática. Vou passar um ofício para os secretários, explicando do que se trata e das responsabilidades do estado e dos municípios na adesão ao Pacto Nacional”, explicou a secretária de estado.
Fabiana Pessoa falou também da importância da adesão dos municípios ao Pacto Nacional, que foi assinado pelo governo de Alagoas em dezembro de 2021. “É uma política que precisa de continuidade e da participação de todos. A nossa população está envelhecendo. É muito expressiva a pirâmide etária do Brasil hoje. Daqui a alguns anos, a população estará envelhecida; portanto, precisamos nos preparar para isso agora. O governo do estado assinou o Pacto Nacional. Contamos com a adesão dos municípios para que possamos fortalecer as políticas públicas de direitos da pessoa idosa em Alagoas”, complementou a titular da pasta de Assistência e Desenvolvimento Social.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
2CASO GABRIEL LINCOLN
Palmeira: Ministério Público ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial
-
3COMUNICAÇÃO
Clevânio Henrique lança projeto independente e deixa NN FM após dois anos; Microfone Aberto é transmitido por 4 emissoras em Arapiraca, Palmeira e Santana
-
4PODCAST
Ricardo Mota fez na entrevista o que sempre escreveu que o governador fazia nos bastidores: riu do "imperador" Julio Cezar.
-
5AVAL DA BANCADA DO CONFEITO
Prefeitura e Câmara de Palmeira ignoram Justiça e trocam terras da União avaliadas em R$1 milhão; FUNAI já acionou a assessoria jurídica sobre a permuta escandalosa