Geral
Iluminação pública melhora qualidade de vida de moradores do Graciliano Ramos


Equipes atuaram com reposição de luminárias na praça central do conjunto. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
O complexo habitacional Graciliano Ramos, um dos mais populosos da parte alta de Maceió, foi contemplado com mais um mutirão da Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima). Os serviços na comunidade foram iniciados às 19h dessa quinta (10) pela praça central e as equipes seguiram até às 5h desta sexta-feira (11), instalando e repondo luminárias em ruas, quadras e praças do Conjunto.
A Praça Escritor Graciliano Ramos, coração do bairro, está toda iluminada. Por lá, dezenas de famílias comercializam alimentos e produtos, crianças têm um espaço de lazer gratuito para se desenvolver com segurança e saúde e incontáveis relações são construídas. A melhoria reafirma, então, a certeza de um espaço digno para a prosperidade da região, onde moram cerca de 100 mil maceioenses. Além disso, ao todo, nove ruas foram beneficiadas pela visita das equipes.


Local é ponto de comércio e encontro dos moradores. Fotos: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Presidente da Associação dos Moradores do Graciliano Ramos (AMGR), a professora Valéria Cavalcante falou sobre os benefícios dos serviços para a comunidade.
“Ganham os moradores e ganham os comerciantes, que contam com a praça bem iluminada para trabalhar e receber seus clientes. O prefeito JHC e o João Folha têm sido muito atenciosos com as nossas solicitações, deixando nossa cidade muito bem cuidada. Nos sentimos respeitados e valorizados pelas equipes, pois fazemos as solicitações e existe um retorno, os técnicos realmente entendem a importância de cuidar dos espaços públicos”, frisou.


A professora Valéria Cavalcante é presidente da Associação de moradores e elogiou o trabalho dos técnicos e do superintendente João Folha. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
O superintendente da Sima, João Folha, acompanhou o andameto do trabalho e, em mais uma oportunidade, ouviu demandas apontadas diretamente pelos moradores.
“A gente sempre faz um mapeamento prévio para chegarmos aos locais dos mutirões e otimizar os serviços, mas, nesse contato direto e próximo com a comunidade, conseguimos descobrir novos pontos e avançar ainda mais, com ações que impactam justamente no dia a dia de quem mais precisa. Afinal, quem melhor que os moradores para falar sobre as necessidades dos seus respectivos bairros? É assim que fazemos uma gestão humana, que coloca as pessoas à frente de toda decisão”, pontuou o superintendente.

Joilson Machado, morador do Graciliano Ramos, comemorou reforço na iluminação. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Morador do Graciliano Ramos há mais de uma década, o assessor jurídico Joilson Machado ressaltou que o reforço da iluminação agrega aos moradores e à comunidade. “Nosso bairro é um lugar bonito, diverso e cheio de gente boa, trabalhadora. Melhorar a iluminação é melhorar a nossa qualidade de vida e o nosso conforto”, frisou.

Vias são transformadas com iluminação efetiva. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Veja como solicitar os serviços da Sima
É competência da Sima a resolução de problemas em postes de ruas, praças e quadras, bem como de luminárias apagadas à noite e acesas durante o dia.
Em casos de reclamações, o cidadão deve acionar as equipes do órgão por meio do Disque Luz, plataforma que conta com profissionais capacitados para acolher as demandas no 0800 779 2000, com ligação gratuita, ou pelo WhatsApp (11) 99694-2431.

Equipe da Sima durante reposição de luminária em uma área pública do Graciliano Ramos. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
A Superintendência ressalta, ainda, a importância do máximo detalhamento nas solicitações encaminhadas por estes canais, com endereço completo, pontos de referência e até mesmo identificação do poste a ser reparado pelas equipes.
Mais lidas
-
1SAÚDE
Atendimento especializado: Hospital do Idoso contará com 56 leitos e investimento de mais de R$ 15 milhões
-
2ACIDENTE
Caminhoneiro embriagado causa caos na BR-116 e é resgatado preso na cabine
-
3FOLHA INCHADA
Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios escancara descontrole: contratados e comissionados superam em mais de cinco vezes os efetivos
-
4PRISÃO
"10 de Ouro" do Baralho do Crime é preso em Alagoas durante ação conjunta com a Polícia Civil da Bahia
-
5HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos