Alagoas
Unicafes/AL e Sicredi avaliam criação de um fundo rotativo cooperativo

A Unicafes Alagoas continua buscando soluções criativas e inovadoras em prol da sustentabilidade da agricultura familiar. Desta vez, as cooperativas apresentaram aos dirigentes do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), durante reunião nesta segunda-feira,31, o projeto de formação do fundo rotativo do cooperativismo alagoano.
A ideia vem sendo discutida com os gestores Sicredi e tem por objetivo aproximar os setores, segundo explica o presidente da Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo. “Esse novo projeto deverá contar com participação do Sicredi enquanto Instituição de crédito parceira e prestadora de serviço financeiro. A nossa filosofia é sempre trabalhar de mãos dadas com cooperativas e fortalecer o segmento”, explicou Cardozo.
O agronegócio tem demandado grande fluxo bancário e intensificado sua dinâmica de produção. Com a saída de bancos oficiais dos municípios, pequenos produtores se encontram sem assistência ou precisam se deslocar para outras cidades.
“Além do fundo rotativo, que vem para impulsionar investimentos, a expectativa é que as cooperativas atuem junto ao Sicredi na busca por linhas de crédito do Pronaf, por exemplo”, revela o presidente da Unicafes Alagoas.
O processo de planejamento do Fundo Rotativo das Cooperativas deve ser amadurecido em agendas de reuniões entre as cooperativas e o Sicredi, de acordo com o diretor Flávio Marroquim. “Para nós é uma satisfação e orgulho ver essa aproximação por meio do intercooperativismo. Tenho certeza que teremos muitos frutos tanto para o segmento quanto para a economia de Alagoas”, destacou o diretor do Sicredi.
Mais lidas
-
1HONRARIA
Enfermeira e professora Heloísa Helena recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFAL
-
2QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
3DEBATE
Arapiraca recebe secretários municipais de Educação para debater programas e fortalecer ensino étnico-racial
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara rejeita requerimentos sobre gastos da Guarda Municipal e relação de contratos de locação de imóveis da Prefeitura: transparência enterrada por 10 a 1
-
5APELO
Rio Largo: empresário clama por ações para revitalizar o comércio e atrair investimentos