Alagoas

Com investimentos próprios, Alagoas avança em prevenção à violência em 2021

27/12/2021
Com investimentos próprios, Alagoas avança em prevenção à violência em 2021

O ano de 2021 foi de grandes avanços para Alagoas no âmbito da prevenção à violência e proteção da vida. O período se destacou como um dos menos violentos dos últimos 10 anos com uma redução expressiva nos indicadores de criminalidade, fruto do fortalecimento das políticas públicas e da ampliação dos serviços ofertados aos alagoanos.

Investimentos do Governo do Estado destinados à Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) neste ano permitiram a implantação de novos equipamentos e de projetos de referência nacional nas áreas de promoção de políticas sobre drogas, policiamento de proximidade e mobilização social, fomento à cidadania, defesa dos direitos da criança e do adolescente e prevenção à reincidência infracional de adolescentes em conflito com a lei. Também foram entregues mais de 30 automóveis para o fortalecimento dos serviços.

Para o titular da Seprev, Kelmann Vieira, que completou sete meses à frente da pasta, a atenção priorizada do Governo às políticas de prevenção à violência busca fazer de Alagoas um estado cada vez mais desenvolvido, forte e livre de qualquer tipo de violência.

“Nós, enquanto poder público, celebramos a conclusão deste ciclo de 2021 com tantas conquistas, pois vemos que as coisas estão de fato avançando em nosso estado. Com total apoio do governador Renan Filho, pudemos efetivar políticas públicas de prevenção que estão impactando positivamente a vida dos alagoanos, sobretudo daqueles em situação de maior vulnerabilidade. E em 2022 vamos continuar trabalhando na busca por uma sociedade mais segura e pacífica, como todos queremos”, afirmou o secretário.

Confira abaixo os principais avanços do Governo do Estado no âmbito da prevenção à violência:

RONDA NO BAIRRO BENEDITO BENTES

Foto: Vitor Beltrão

A segurança na capital alagoana foi fortalecida com a ampliação do programa Ronda do Bairro, que no mês de novembro começou a atuar no bairro do Benedito Bentes, um dos mais populosos da cidade. O programa de policiamento de proximidade do Governo do Estado mudou a forma de fazer segurança pública em Alagoas, refletindo na redução dos índices criminais nas áreas comerciais de atuação e na sensação de segurança e qualidade de vida dos maceioenses.

SISTEMA SOCIOEDUCATIVO

Foto: Vitor Beltrão

O Sistema Socioeducativo de Alagoas, que já é referência para o Brasil, também foi beneficiado em 2021 com melhorias contínuas nas 13 Unidades de Internação de Adolescentes. Além disso, a nova Unidade de Internação de Jovens Adultos (UIJA 4) já está pronta para ser inaugurada e ampliará o número de vagas no Sistema Socioeducativo em Alagoas, ofertando mais 10 alojamentos para jovens de 18 a 21 anos, auditório, refeitório, novas salas para cursos e oficinas, setores pedagógico e administrativo, além de um núcleo integrado com a Defensoria Pública.

E está em andamento a construção da nova Unidade de Internação Provisória, no município de Pilar. Essa atenção continuada do Estado vem colaborando para o êxito da Medida Socioeducativa e, consequentemente, para a redução histórica nos índices de reincidência e de novos atos infracionais praticados por adolescentes em Alagoas.

CRAD

Foto: Vitor Beltrão

Ampliando os cuidados do Estado ao público infanto-adolescente vítima ou testemunha de violência, foi inaugurado no mês de setembro o Centro de Referência em Atenção a Crianças e Adolescentes (CRAD). O equipamento já atendeu 857 pessoas e disponibiliza atendimento psicossocial e jurídico especializado, além de promover a atuação integrada de todos os órgãos que compõem o Sistema de Garantias de Direito da Criança e do Adolescente, reduzindo os danos e a vitimização da criança e do adolescente vítima de violência e seus familiares.

ESCOLA DE CONSELHOS

Foto: Vitor Beltrão

A Escola de Conselhos é mais um instrumento pensado para a redução da violência contra crianças e adolescentes. Inaugurado também no mês de setembro, o equipamento é o primeiro do Brasil a possuir um prédio próprio, com estrutura para atender às demandas dos 102 municípios alagoanos. Este é um núcleo de formação continuada para conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente, dos conselheiros tutelares, bem como de toda a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente.

CASA DE DIREITOS DE ARAPIRACA

Foto: Vitor Beltrão

A Casa de Direitos de Arapiraca abriu suas portas no mês de agosto para atender à população do Agreste e já totalizou 4343 atendimentos até dezembro deste ano. Localizada na rua João Paulo II, 50, no bairro Alto do Cruzeiro, a Casa de Direitos de Arapiraca integra o cronograma da Seprev de interiorização de seus serviços.

No local, são oferecidos: Emissão de RGs, Mediação de Conflitos, Consulta Processual, Orientações Jurídicas, Atendimento do Tribunal de Justiça de Alagoas, da Defensoria Pública Estadual, do Núcleo de Atendimento à Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (NACAVV), do Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa (NAP), dentre outros.

CENTROS DE ACOLHIMENTO E CENTRO DE REINSERÇÃO

Foto: Vitor Beltrão

Os Centros de Acolhimento de Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema, que são a porta de entrada para quem deseja ingressar no tratamento contra a dependência química da Rede Acolhe, foram totalmente reformados, recebendo mudanças estruturais, acessibilidade, revitalização de ambientes, entre outras melhorias que possibilitaram o acolhimento de mais dependentes químicos do estado.

O Centro de Referência em Reinserção Social também recebeu melhorias importantes para a oferta dos cursos, oficinas produtivas e para o acompanhamento psicossocial dos dependentes químicos que foram recuperados pela Rede Acolhe.