Alagoas
Emater encerra 2021 com mais de 70 municípios atendidos com termo de cooperação técnica

Durante o ano de 2021, o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) firmou Termo de Cooperação Técnica com mais 39 municípios, chegando ao total de 74 que são beneficiados por este tipo de parceria com a Emater.
O acordo entre as prefeituras e o Instituto busca a elaboração de um planejamento estratégico de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) de acordo com a demanda de cada cidade, para a capacitação dos agricultores familiares.
“Sempre gosto de reiterar que estamos abertos para dialogar e firmar parcerias com as prefeituras interessadas. Uma vez que é de suma importância este tipo de convênio com cada cidade, para que os produtores sejam beneficiados com os serviços que a Emater realiza”, ressaltou o presidente João Paulo.
Para que o acordo seja efetivado, é necessário que o termo tenha sido assinado, tanto pela Emater quanto pelo município, e publicado no Diário Oficial da prefeitura em questão ou da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). A publicação deve ocorrer até o quinto dia útil do mês seguinte, conforme a Lei de Licitação.
Entre as atividades realizadas por meio do convênio, está a habilitação para a emissão da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), mais conhecida como DAP, que é o documento de acesso do agricultor familiar a toda e qualquer política pública da agricultura.
Este documento pode ser adquirido por agricultores familiares, na figura de pessoas físicas, como também por empreendimentos familiares rurais, como associações, cooperativas e agroindústrias.
Mais lidas
-
1LUTO
Vereador Kelmann Vieira lamenta morte de assessor encontrado dentro de carro em Maceió
-
2INVESTIGAÇÃO
Caso Gabriel Lincoln: laudo balístico confirma que arma encontrada com o jovem estava apta a realizar disparos
-
3MOBILIDADE URBANA
Renan Filho lança VLT em Arapiraca nesta segunda (7)
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Secretária protesta nas redes: Águas do Sertão ignora decreto e continua "escavacando" Palmeira