Alagoas

Deputados estaduais aprovam PL que cria mais tres vagas de desembargadores do TJ/AL

17/11/2021
Deputados estaduais aprovam PL que cria mais tres vagas de desembargadores do TJ/AL

Deputados Estaduais aprovaram, durante sessão ordinária desta quarta-feira (17), a criação de três vagas de desembargadores para o Tribunal de Justiça de Alagoas, que passa de 15 para 18 vagas. De acordo com o texto aprovado, duas vagas serão destinadas para juízes e uma para a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL). Projeto de Lei segue para sanção do governador Renan Filho (MDB).

Nos meios jurídicos vários nomes estão cotados como candidatos a três vagas de desembargadores. Entre os advogados e advogadas, três nomes são atualmente os favoritos para a disputa: Alberto Maya, Daniel Brabo e Fábio Ferrário.

Alberto Maya Omena foi desembargador do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) e foi chefe de gabinete do então presidente da OAB/AL e atual presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins. O advogado Daniel Brabo aparece entre os mais cotados por sua aproximação com o governador Renan Filho, o qual é seu cliente no direito eleitoral há anos. E, por fim, Fábio Ferrario é ex-procurador da ALE e vem com o apoio dos parlamentares para ser o escolhido.

Após a publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), os projetos seguem para o TJ/AL e OAB/AL para que deem seguimento ao processo de escolha dos novos representantes do Poder Judiciário.