Alagoas
Seprev e Sistema Fecomércio/SESC/SENAC vão proporcionar oficinas produtivas para socioeducandos de AL
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) firmou uma parceria com o Sistema FECOMÉRCIO/ SESC/ SENAC para capacitar profissionalmente os jovens que cumprem medidas socioeducativas na nova Unidade de Internação de Jovens Adultos (UIJA 4). A assinatura do contrato aconteceu na tarde desta segunda-feira (8).
As oficinas produtivas incluirão cursos de barbearia, corte e costura, culinária e informática e serão ministradas por professores do SENAC dentro da Unidade de Internação, em um ambiente humanizado e devidamente equipado para a realização das aulas teóricas e práticas. As capacitações foram escolhidas de forma estratégica e permitirão aos socioeducandos autonomia profissional para exercer o ofício após o cumprimento da medida.
Na ocasião da assinatura, o titular da Seprev, Kelmann Vieira, ressaltou a expertise do Sistema S na formação de novos profissionais para o mercado de trabalho e enfatizou a importância da profissionalização para o êxito da medida socioeducativa.
“Celebramos essa assinatura com muita alegria, pois permitirá que nossos jovens sejam reintegrados ao mercado de trabalho com a certificação de um sistema reconhecido nacionalmente. Isso possibilitará que eles conquistem uma condição digna para si e para seus familiares após o cumprimento da medida, não sendo necessário o seu retorno ao mundo do crime”, afirmou o secretário.
Para o presidente interino do Sistema FECOMÉRCIO/ SESC/ SENAC, Valdomiro Feitosa, a estrutura ofertada pelo Sistema Socioeducativo de Alagoas somada à formação profissional do SENAC será de grande contribuição para a reinserção social dos jovens.
“Aqui com certeza colheremos coisas muito boas, pessoas vindas do mundo do crime que se tornarão verdadeiros cidadãos. Com essa estrutura criada pelo governador Renan Filho e a parceria com os professores do SENAC teremos jovens bem capacitados, como a sociedade precisa. Essa é a melhor forma para trazê-los para o caminho do bem”, disse Valdomiro.
Telma Ribeiro, diretora regional do SENAC Alagoas, externou sua satisfação com o projeto e ressaltou a missão do SENAC de oportunizar educação inclusiva e autonomia profissional para quem mais precisa.
“Fazer parte desse projeto para nós é algo muito feliz. É um compromisso do Governo do Estado e nosso também de oportunizar ao menor infrator que ele possa sair daqui com cidadania e com seus direitos garantidos. Essa missão e essa visão humanizada de cuidar do outro possibilitando novas oportunidades combina muito bem com a nossa missão, pois acreditamos que o ser humano precisa de oportunidade para ter uma vida com mais esperança”, afirmou a diretora.
Mais lidas
-
1COLISÃO
Um jovem morre e três ficam feridos em colisão entre duas motos em Estrela de Alagoas
-
2ACIDENTE
Carro desgovernado mata mulher em calçada no Santa Lúcia, em Maceió
-
3LOCALIZADO
Quem é vereador de Estrela achado morto uma semana após sumir durante viagem de carro
-
4EUROPA
Qual país poderia comprar a Groenlândia? Spoiler: não são os EUA
-
5
Operação integrada prende organização criminosa em Palmeira dos Índios