Geral

Dia D do Outubro Rosa leva ações de prevenção às unidades de referência neste sábado (23)

22/10/2021
Dia D do Outubro Rosa leva ações de prevenção às unidades de referência neste sábado (23)

A Prefeitura de Maceió prepara, para o próximo sábado (23), uma grande movimentação para intensificar as ações do Outubro Rosa, campanha que durante todo este mês vem dando destaque à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Definido como o Dia D da campanha, o sábado terá uma série de atividades programadas para acontecer nas oito Unidades de Referência em Saúde (URS) da cidade, colocando à disposição das maceioenses serviços voltados à saúde da mulher.

Atividade intensifica medidas para o diagnóstico precoce do câncer de mama em oito unidades de saúde no horário das 8h às 13h

“As unidades de saúde do Município estão preparadas para receber as usuárias do SUS o ano inteiro, contando, inclusive, com o suporte de serviços próprios de mamografia e uma boa rede de prestadores nessa área. No Dia D, porém, esses serviços serão intensificados, para que possamos ampliar ainda mais o cuidado que as maceioenses merecem”, destaca a secretária municipal de Saúde, Célia Fernandes.

Secretária Célia Fernandes destaca serviços disponibilizados. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a campanha – que tem o slogan “Sua melhor amiga é a prevenção” – tem a finalidade de despertar o público feminino para a necessidade do autocuidado, da adoção de práticas saudáveis e de cuidados regulares com a saúde, visando reduzir os riscos de aparecimento de tumores e mortalidade pelo câncer mamário, que é o tipo que mais acomete as mulheres em todo o país.

Programação

Oito unidades estarão com suas portas abertas no Dia D, das 8h às 13h, para atender as usuárias com atividades voltadas à prevenção do câncer de mama e cuidados com a saúde. Confira as unidades participantes da ação do Dia D do Outubro Rosa e a programação das atividades:

• URS Dr. Diógenes Jucá Bernardes (2º Centro) – Praça da Maravilha, no Poço

• URS Roland Simon – Rua Cabo Reis, no Vergel do Lago

• URS Pitanguinha – Travessa Waldomiro Breda, 369, Pitanguinha

• UBS Dr. Antônio de Pádua – Alameda Carmelita Omena de Farias, Petrópolis

• URS João Paulo II – Rua Manoel Viana de Oliveira, Jacintinho

• URS Dr. Hamilton Falcão – Rua A-40, Benedito Bentes

• URS Dr. Ib Gatto Falcão – Rua da Floresta, Tabuleiro

• URS Maria da Conceição Fonseca Paranhos – Conjunto Alfredo Gaspar de Mendonça, Rua Igessy Marinho Rocha, Jacarecica

URS Maria da Conceição Fonseca Paranhos, em Jacarecica, será uma das unidades engajadas no Dia D. Foto: Marília Ferreira/Ascom SMS

PAM Salgadinho atende servidoras

Maior unidade especializada do Estado, o PAM Salgadinho também terá, especialmente neste sábado (23), atividades direcionadas para a campanha do Outubro Rosa, mas apenas para as servidoras do Município. A ação integra a programação que vem sendo realizada desde o último dia 18, com a oferta de exames de citologia oncótica, colposcopia e mamografia. A oferta de serviços se estende ainda ao Laboratório Clínico de Maceió – Laclim, onde será disponibilizada, dentro da campanha, a realização de exames para 100 usuárias.