Brasil
Exame Nacional de Residência abre inscrições; provas serão aplicadas em dezembro
O Exame Nacional de Residência (Enare), prova unificada de residência para cursos na área de saúde, abriu as inscrições para mais uma edição da avaliação. Interessados podem se inscrever até 8 de novembro, no site do programa.
Realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), o exame está ofertando para os candidatos mais de 3,2 mil vagas de residência médica, multi e uniprofissional distribuídas em 81 instituições em todo o Brasil.
Podem se inscrever os médicos formados ou formandos em medicina, cursando o último semestre do curso. Para as residências multi e uniprofissionais podem concorrer profissionais da área de saúde, com a graduação concluída e que estejam em situação regular nos Conselhos Profissionais de Classe.
As provas do Enare estão previstas para serem aplicadas em 12 de dezembro em todas as capitais e em mais 23 cidades. A classificação leva em conta as melhores notas do processo seletivo que é realizado em duas etapas. A primeira é uma prova objetiva com questões de múltipla escolha, e a segunda, a análise curricular.
O Enare foi criado em 2020 com o objetivo de otimizar a seleção de residentes para cada hospital, oferecendo benefícios para as instituições e para os próprios candidatos. Para as universidades participantes, os ganhos são menos vagas ociosas, diminuição dos custos e da carga burocrática da realização dos exames individuais. Para os candidatos, o exame unificado diminuiu os custos com a data única para a realização das provas e aplicação em todas as capitais.
Cronograma Enare:
– 20 de outubro de 2021: abertura do período de inscrições dos candidatos
– 08 de novembro de 2021: encerramento das inscrições dos candidatos
– 12 de dezembro de 2021: aplicação das provas
– 24 de janeiro de 2022: divulgação do resultado final da banca examinadora
– 01 de fevereiro de 2022: início do período de matrícula
Mais lidas
-
1DEFESA
Análise: Índia tem equipamentos mais eficientes do que caças Tejas Mk1A a oferecer ao Brasil
-
2CHÁCARAS DE LUXO
Justiça determina a reintegração de áreas da Usina Utinga Leão invadidas desde 2009
-
3FIM DO CERTAME
Concurso de cartórios em Alagoas chega ao fim com resultado prestes a ser divulgado
-
4APOIO
Hugo Wanderley reage contra suspensão de operação Pipa e pede apoio a Bancada Federal
-
5COMUNICAÇÃO
Jornal Tribuna do Sertão marca presença no Google News Summit, um debate sobre o futuro do jornalismo no Brasil