Alagoas
Semana de Letras inicia sua 13ª edição na próxima quarta-feira, 20 de outubro
Em sua 13ª edição, a Semana de Letras, uma realização do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (PET-Letras), terá início no próximo dia 20 de outubro e segue em programação virtual até o dia 22. Este ano, o evento discutirá o tema Flanar pelos tempos da memória.
A proposta temática surgiu a partir dos 200 anos do poeta francês Charles Baudelaire, autor do livro de poesia Flores do Mal (1857). De acordo com os organizadores, na obra Flores do Mal, o autor apresenta o termo flâneur – flanar; ao trazer essa ideia que corresponde ao ato de perambular pelas ruas, põe na figura do poeta a capacidade e sensibilidade de flanar, não só pelas ruas, mas também pela literatura, de modo a percorrê-las influenciando e sendo influenciado por suas paisagens.
“O conceito é retomado fortemente no contexto corrente, numa relação análoga aos tempos de isolamento e distanciamento social, visto que nos dias atuais, resta para nós –poetas ou não–, apenas a possibilidade de flanar por memórias de um tempo onde tudo era diferente e refletir sobre a relação presente-passado-futuro. A representação do termo aqui também transporta à percepção da oportunidade de flanar igualmente através da linguagem, da ciência e das artes, passeando por todo o mundo no momento em que não se pode vagar com as próprias pernas”, completaram.
A programação conta ainda com espaço de discussão para temas diversos, como a morte do professor e crítico literário Alfredo Bosi; os 80 anos de nascimento da linguista Maria Denilda Moura; os 98 anos de nascimento da escritora Lygia Fagundes Telles; os 95 anos da chegada da escritora ucraniana Clarice Lispector em Alagoas; os 100 anos do nascimento da escritora, atriz e dramaturga mineira Maria Clara Machado; e os 405 anos do escritor inglês William Shakespeare.
Para participar, basta realizar a inscrição gratuitamente neste link.
Semana de Letras
A Semana de Letras é um evento de periodicidade anual, realizado em parceria com a Direção da Faculdade de Letras e as Coordenações de Graduação, e que recebe um público de, em média, 300 participantes. Tem o objetivo de, por meio das discussões dos temas propostos, integrar ainda mais a comunidade acadêmica de Letras de diversas unidades.
Este ano, o evento contará com conferências, minicursos, mesas-redondas, comunicações orais de graduandos e apresentações artísticas, além da 8ª Expoletras, com as terceiras edições do Retrato e do Retrate, e o 8º Concurso de Contos Arriete Vilela.
Mais lidas
-
1NA JUSTIÇA
Com apenas 23 dias de gestão, novo prefeito de Estrela de Alagoas já enfrenta denúncia no Ministério Público
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte anuncia novas nomeações para cargos na administração municipal; veja os nomes
-
3USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
4DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios
-
5POLÊMICA
Vereador Helenildo Neto alerta sobre recadastramento do Bolsa Família em Palmeira dos Índios