Alagoas
Alagoas Maior finaliza Agrinordeste com saldo positivo
A 28° Agrinordeste será finalizada nesta sexta-feira (08), e para os dez grupos produtivos apoiados pelo programa Alagoas Maior, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com o Sebrae, o evento é finalizado com um saldo positivo.
O evento é considerado a maior feira de Agronegócio Indoor do Norte e Nordeste e conta com uma área de mais de 11 mil metros quadrados, e foi retomada este ano após um período de pausa, em decorrência da pandemia da covid-19.
Uma das principais atividades do evento é a Feira do Campo, onde produtores, grupos, cooperativas e agricultores familiares podem vender a produção nos 270 estandes espalhados pelo Centro de Convenções de Recife. Para os grupos apoiados pelo Alagoas Maior, o resultado das vendas foi bom: foram vendidos mais de R$ 5 mil de mercadorias.
Além da exposição de produtos, os grupos e associações de Alagoas puderam trocar experiências e conhecimentos com outros produtores. Rodadas de negócios ajudaram os agricultores a negociar futuros contratos com outros produtores e empresas interessadas nos produtos.
“Todos esses produtores que estão aqui nessa feira tem aberto uma janela de oportunidades para, além de mostrar seus produtos, haver uma troca e um intercâmbio de conhecimentos. Aqui tem produtores de várias regiões, vários estados e produtores de toda natureza. Eles estão no dia-a-dia produzindo nas suas comunidades, e aqui começam a ver outros produtos que estão sendo comercializados. Nessa troca de informações e conhecimento, saímos com uma condição melhor de acesso ao mercado e podendo conhecer outros negócios”, destaca o superintendente do Desenvolvimento Regional e Setorial da Sedetur, Alay Correia.
Para a produtora da Cooperativa Luciene Gabi, a oportunidade de participar da Agrinordeste gerou muitos frutos.
“Nós trabalhamos com produtos de leite de cabra. Produzimos doces com esse leite e com frutas naturais, e vendemos muitos produtos aqui. Conseguimos ainda fechar uma parceria com um outro grupo de produtores de Pernambuco. Vamos ampliar a venda dos nossos doces para outro Estado, e isso significa muito para a Cafisa”, relata a produtora.
Com o apoio do Sebrae, o programa Alagoas Maior faz a diferença na produção de 28 grupos no Estado, atendendo às regiões Serrana dos Quilombos, Sertão e Agreste.
” Esse trabalho é desenvolvido pela Sedetur em parceria com o Sebrae dentro de um convênio que visa exatamente isso: gerar renda, gerar emprego, o desenvolvimento do homem do campo e a agregação de valor aos produtos que estão expostos. A gente trabalhou muito o design de marca, informações nutricionais e rótulos com o propósito de colocar esses produtores inseridos dentro de um mercado onde todo mundo conhece o produto dele. E agora, a Agrinordeste vem para reforçar esse trabalho que estamos fazendo no Alagoas Maior”, explica a gerente adjunta do Sebrae, Fátima Aguiar.
Mais lidas
-
1DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios
-
2USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
No governo Luísa Duarte, PT fica em segundo plano e maior fatia da assistência social segue sob controle de aliados de Julio Cezar
-
4COLISÃO FRONTAL
Em Satuba, acidente envolvendo um micro-ônibus e um táxi deixa dois mortos na BR-316
-
5REAGIRAM À ABORDAGEM
Suspeitos de matar a menina Maria Alice no Ouro Preto são mortos em troca de tiros com a PM