Alagoas
Secretário de Estado da Saúde destaca importância da imunização para a queda de números da Covid-19 em AL
O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, destacou a importância do avanço da vacinação em Alagoas para a redução nos números da Covid-19 e o fato de que, pela primeira vez, desde abril de 2020, não foram registradas mortes pela doença no Estado, em um período de 24 horas.
“Nós trabalhamos arduamente de domingo a domingo para alcançar esse resultado. Nós demos mais de 14 mil altas. Alagoas tem um dos três menores números de óbitos do Brasil. Esse esforço foi conjunto com secretários de saúde dos municípios e dos prefeitos. É um dia de grande alegria para todo mundo que faz a saúde pública alagoana e para todos que torceram. A ficha ainda está caindo. A vacinação tem sido muito importante para alcançar esse resultado e pedimos para que continuem se vacinando. Hoje é um dia histórico. O 7 de outubro de 2021 vai ficar marcado na história como o dia em que Alagoas não registrou nenhum óbito por Covid-19”, salienta Ayres.
Atualmente, Alagoas já vacinou 50% da população adulta com as duas doses do imunizante contra a Covid-19 ou com o imunizante de dose única, ou seja, metade dos alagoanos com 18 anos ou mais completou o primeiro ciclo vacinal. Segundo o último Boletim Diário de Vacinação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), ao todo, já foram aplicadas 3.338.696 doses de imunizantes no Estado. Deste total, 2.112.200 pessoas receberam a primeira dose, 1.207.383 a segunda dose ou dose única e 19.113 foram vacinadas com as doses adicionais ou dose de reforço.
Medidas Preventivas – Alexandre Ayres ainda destacou que não é o momento da população se descuidar dos cuidados contra o coronavírus e que todos devem continuar se vacinando e usando máscaras. “Ainda não é tempo da gente cantar vitória e encerrar os cuidados. A gente tem que seguir as recomendações da ciência e dos infectologistas. E estamos atentos, flexibilizando alguns segmentos econômicos que ficaram suspensos durante muito tempo, mas, sempre com muita atenção e deixando claro que qualquer modificação no cenário e apresentação de crescimento do número de casos da Covid-19 e da taxa de internações, iremos tomar medidas. Nosso objetivo é salvar vidas”, afirmou.
Desde o começo da pandemia, no final do mês de março, os únicos dias sem registros de mortes em Alagoas foram 31 de março e 2, 7, 9, 10, 12, 13 e 23 de abril de 2020. De lá para cá, ocorreram mortes todos os dias, até o dia 7 de outubro deste mês, onde não foram registrados óbitos.
“Há alguns meses atrás dando uma entrevista, eu respondi uma pergunta dizendo que não há interpretação subjetiva para a vacinação. A vacinação é uma obrigação objetiva de todos os cidadãos. Não dá para discutir, de maneira subjetiva, a necessidade de se vacinar ou não. Os dados nos apresentam e trazem a demonstração de que só com a vacinação vamos conseguir vencer o vírus. Então, as pessoas precisam pensar na sua individualidade respeitando a coletividade. Quem quer viver em sociedade precisa respeitar essa conjuntura e o próximo”, enfatizou o gestor.
Mais lidas
-
1DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios
-
2USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
No governo Luísa Duarte, PT fica em segundo plano e maior fatia da assistência social segue sob controle de aliados de Julio Cezar
-
4COLISÃO FRONTAL
Em Satuba, acidente envolvendo um micro-ônibus e um táxi deixa dois mortos na BR-316
-
5REAGIRAM À ABORDAGEM
Suspeitos de matar a menina Maria Alice no Ouro Preto são mortos em troca de tiros com a PM