Alagoas
Reestruturação do Serviço de Nutrição do HGE dará mais humanização ao setor
O nutricionista tem papel importante e significativo no tratamento de doenças. Uma dieta balanceada e adequada é determinante para o êxito dos cuidados, inclusive para os profissionais que assumiram a missão de salvar vidas. Entendendo isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está reformando o Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, que ganhará nova estrutura, novos equipamentos e mais conforto.
A expectativa tem sido grande na equipe de Nutrição, que inclui copeiros, técnicos de nutrição e nutricionistas clínicos. Para a coordenadora Carolina Braga, o investimento do Governo de Alagoas irá favorecer as relações interpessoais, o que também resultará na melhoria de todo o processo de produção de alimentos (preparo, higiene e distribuição) e elaboração de cardápios personalizados a cada paciente.
“Quem está recuperando a saúde precisa de atenção especial, ainda mais os nossos pacientes que, por vezes, apresentam algum grau de desnutrição. Neste momento, o nutricionista faz toda a diferença, pois encontra condições fundamentais para agilizar a recuperação, ainda que recorrendo a suplementos e receitas mais criativas, que concedam melhor aceitação do paciente, que muitas vezes está sem apetite”, salientou a nutricionista Carolina Braga.
O engenheiro Paulo Carvalho pontua que a reforma pretende conceder uma nova reestruturação, onde será feita a reformulação de toda a área para uma maior humanização do setor. Para isso, paredes estão sendo demolidas e construídas, revestimentos estão sendo trocados, conforme as orientações dos acessos já existentes, dimensões espaciais, posicionamento estratégico e normas vigentes.
“Estamos trocando o forro de gesso, o piso, os revestimentos de parede; mudando a pintura; adequando as redes elétricas e sanitárias, o que diminuirá o risco de infiltrações e, assim, também protegerá os novos equipamentos que estão para chegar. Além disso, a equipe contará com áreas específicas para o armazenamento de verduras, cereais, legumes, massas e carnes”, detalhou o engenheiro.
No projeto estão inclusos o refeitório, equipamento para preparação de lanches e dietas especiais, a sala dos nutricionistas, espaço para desinfecção de carros, almoxarifado, despensa, vestiários, antecâmara, câmara de resfriamento, descarga de mantimentos e insumos, recepção e inspeção; os garrafões de água mineral também terão um local específico para carga, descarga e armazenamento,
“Alimentar-se bem é uma das vontades diárias do ser humano, por razões biológicas, sociais e culturais. A preparação do alimento é fundamental para o alcance do melhor sabor e dos ganhos planejados. Sendo assim, a Nutrição exerce um papel de extrema importância e merece ser valorizada com melhores condições de trabalho”, defendeu o gerente do HGE, Paulo Teixeira.
Mais lidas
-
1DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios
-
2USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
No governo Luísa Duarte, PT fica em segundo plano e maior fatia da assistência social segue sob controle de aliados de Julio Cezar
-
4COLISÃO FRONTAL
Em Satuba, acidente envolvendo um micro-ônibus e um táxi deixa dois mortos na BR-316
-
5REAGIRAM À ABORDAGEM
Suspeitos de matar a menina Maria Alice no Ouro Preto são mortos em troca de tiros com a PM