Alagoas

Alagoas é o estado do Nordeste com mais inscrições no Prêmio Sebrae Educação Empreendedora

06/10/2021
Alagoas é o estado do Nordeste com mais inscrições no Prêmio Sebrae Educação Empreendedora

Participam do prêmio professores que tenham implementado práticas, cursos e projetos de Educação Empreendedora. Foto: Unsplash

Com 45 projetos, Alagoas é o estado do Nordeste com mais inscrições na etapa estadual da edição 2021 do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. O prêmio busca reconhecer e valorizar os professores que tenham implementado práticas criativas e inovadoras para desenvolver competências empreendedoras em seus alunos. As inscrições ainda podem ser feitas até a próxima sexta-feira (08). As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas até a próxima sexta-feira no site https://premiosebrae.prosas.com.br.

Participam do prêmio somente professores brasileiros que tenham implementado práticas, cursos e projetos de Educação Empreendedora, sendo educadores vinculados a instituições de ensino da educação básica regular ou profissionalizante e de educação superior, reconhecidas pelo MEC.

A edição atual conta com a Etapa Estadual, com a seleção de projetos em todos os estados e a Etapa Nacional, todas elas com cinco categorias: Ensino Fundamental 1; Ensino Fundamental 2; Ensino Médio Regular, Educação Profissional e Ensino Superior. Projetos realizados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem ser inscritos nas categorias correspondentes à sua etapa de ensino.

A analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) do Sebrae Alagoas, Sílvia Chamusca, destaca que o trabalho proativo do Sebrae junto aos municípios ajudou na quantidade de relatos inscritos.

“Buscamos fazer um levantamento de acordo com as histórias, buscando sempre um contato proativo com as secretarias municipais de Educação e escolas. Teremos histórias que refletem bem a criatividade, o comportamento empreendedor, a inovação e o impacto do trabalho dos professores na vida dos alunos no estado”, afirma.

Segundo a analista, a expectativa é que algumas dessas histórias tenham reconhecimento nacional. “Com esse trabalho nós formamos, praticamente, um banco de boas histórias, muitas delas traduzindo bem a dificuldade dos professores alagoanos em levar seus conteúdos para os alunos nesse período de pandemia, pouca estrutura e com acesso à internet de forma precária. Esperamos que alguns desses relatos tenham destaque na etapa nacional”, conclui Sílvia.

As cerimônias de reconhecimento da Etapa Estadual serão feitas até o mês de março com os Troféus de Ouro, Prata e Bronze e classificação dos finalistas para a Etapa Nacional, com o reconhecimento no final de abril de 2022. Os classificados para a Nacional também poderão ser contemplados com reconhecimentos especiais: Destaque Educação Empreendedora na Pandemia; Destaque Educação Empreendedora na EJA, Menção Honrosa e Júri Popular.

Além do troféu, os vencedores ganharão uma Missão Técnica Nacional, a ser definida, além de terem seus casos divulgados nacionalmente nos canais do Sebrae.