Alagoas
Casa da Mulher realiza 88 atendimentos a vítimas de violência doméstica em setembro
Somente no mês de setembro deste ano, a Casa da Mulher Alagoana realizou 88 atendimentos a vítimas de violência doméstica. Foram 46 encaminhamentos a Delegacia da Mulher, Defensoria Pública, Juizado Especial e brinquedoteca, e 42 encaminhamentos para entidades parceiras.
Ao todo, 54 mulheres buscaram a Casa da Mulher Alagoana para cessar o ciclo de violência que estavam vivendo. Foram realizados 11 boletins de ocorrência (BO) e determinadas 10 medidas de protetivas. A instituição também realizou três visitas demandadas pelo Disk Denuncia 180.
A coordenadora da Casa da Mulher, Érika Lima, explicou que o número de atendimentos é maior do que o número de vítimas porque, geralmente, elas precisam utilizar mais de um serviço ofertado na casa. A coordenadora também explicou que o aumento na procura se deve ao conhecimento das vítimas sobre a existência do local.
“É muito importante a divulgação da Casa da Mulher e os serviços que são ofertados. Já temos esses números expressivos com o atendimento sendo realizados somente nos dias úteis da semana”, comentou a coordenadora, que planeja ampliar os dias e horários para atendimentos das vítimas.
Para os atendimentos fora da casa, as mulheres foram encaminhadas para a Casa Abrigo Viva Vida, CRAS, CREAS, CAPSI, CAPS, CAPS AD, Patrulha Maria da Penha, IML, Conselhos Tutelares, Cesmac, Caixa Econômica Federal, Unidade Básica de Atendimento, Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa), Casa de Direitos e Promotoria da Infância.
Balanço Geral
Desde o dia 11 de maio até 30 de setembro, 828 atendimentos foram realizados. Segundo os dados da instituição, 55 medidas protetivas foram impostas para afastar os agressores das vítimas, 56 boletins de ocorrência foram abertos e 21 visitas foram realizadas para verificar as denuncias.
Atualmente, a Casa da Mulher realiza o acompanhamento pessoal pós-acolhimento de 81 vítimas. A instituição está localizada na Rua do Imperador, 119, ao lado da Praça Sininbu, no Centro de Maceió. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30. Mais informações podem ser solicitadas por meio do número (82) 2126-9650.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
R$43 milhões na Prefeitura e R$ 765 mil na Câmara em janeiro: Cadê a Transparência?
-
2USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
3AÇÃO INTEGRADA
Mais de 20 pessoas são presas em operação contra organização criminosa
-
4DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
No governo Luísa Duarte, PT fica em segundo plano e maior fatia da assistência social segue sob controle de aliados de Julio Cezar