Alagoas
Dia Nacional das Micro e Pequenas Empresas será comemorado em AL com série de ações do Sebrae


Com mais de 183 mil negócios desse tipo no estado, instituição quer prestar atendimento especial na próxima semana. Foto: Scott Graham/Unsplash
Comemorado em todo o Brasil, o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa será celebrado na próxima terça-feira, 5 de outubro. E para comemorar a força de cada uma destas mais de 183 mil MPEs de Alagoas, preparando ainda mais empreendedores para o mercado, o Sebrae no estado irá promover uma série de palestras presenciais e gratuitas em sua sede, em Maceió, e em municípios como Arapiraca, Delmiro Gouveia e Penedo, seguindo os protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19. Ações de orientação empresarial também estão programadas nos bairros Graciliano Ramos e Eustáquio Gomes, na parte alta de Maceió, a partir da próxima terça-feira até sexta-feira, dia 08.
Na sede do Sebrae, na capital, a programação terá início na manhã do dia 05, a partir das 8h, com a palestra ‘O que vai impactar o seu negócio: tendências, posicionamento e estratégias de marketing digital’, ministrada por Carina Oiticica, publicitária formada pela ESPM-SP, pós-graduada em Comunicação Integrada e fundadora da Agência Yellow Kite.
Ainda em Maceió, a programação segue com a ação itinerante Sebrae com Você, que vai montar suas tendas de atendimento no Graciliano Ramos nos dias 5 e 6, e no Eustáquio Gomes nos dias 7 e 8. No Graça, a equipe do Sebrae vai estar disponível na praça Graciliano Ramos, em frente a associação dos moradores do bairro, das 9h às 17h. Já no Eustáquio, o atendimento ao empreendedor vai acontecer no pátio da Igreja Batista Memorial Calvário, também das 9h às 17h, com uma palestra nesse mesmo local, no dia 8 de outubro, último dia do Sebrae com Você no bairro. A palestra vai tratar sobre ‘Formalização do MEI’, às 17h15.
“Vamos levar a esses bairros orientações empresariais e aplicação de diagnósticos, durante dois dias em cada local. Levaremos tendas infláveis e equipes de atendimento formadas por nossos analistas, consultores e assistentes. Toda operação de atendimento que realizamos na sede do Sebrae nós também faremos em cada um desses bairros”, explica a gerente adjunta da Unidade de Relacionamento Empresarial (URE) da instituição, Fátima Aguiar.
Em Arapiraca, a programação conta com a ‘Palestra de Liderança’, às 19h, no auditório da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Arapiraca, ministrada pelo facilitador Juciel Ferreira, que irá abordar temas como ‘Ferramentas e instrumentos para a profissionalização do líder’; ‘Desenvolvimento de líderes’; ‘Liderança empreendedora’, além do papel do líder em grupos formais e informais na empresa e na sociedade.
O gerente adjunto da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Arapiraca, Arestides Bezerra, enfatiza a importância de celebrar a data levando mais conhecimento para os empreendedores. “Neste dia da MPE, iremos realizar palestras que objetivam sensibilizar empresários de micro e pequenas empresas quanto a importância de adquirir conhecimentos nesses temas e colocá-los em prática no dia a dia de sua gestão, com vistas no alcance de melhorias para a gestão de pessoas de seu negócio”, afirma.
Já em Penedo, o dia será comemorado com um talk show a partir das 19h, no Restaurante Daruma. O primeiro convidado, abordando o tema ‘Tendências para Micro e Pequenas Empresas’, será Sávio Carnaúba, sócio fundador da Mescla. Na sequência, com o tema ‘Como gerenciar resultados com foco no Sucesso do Cliente’, será a vez de Vitor Pereira, gerente adjunto da Agência de Atendimento Integrada em Delmiro Gouveia.
A analista do Sebrae Alagoas, Cintia Silver, falou sobre suas expectativas em relação à comemoração ao lado dos clientes. “Esse evento nos possibilita ter contato e o reconhecimento com os nossos clientes. Estamos convidando aqueles que durante a pandemia receberam suporte do Sebrae e que ainda conseguem superar um momento de tanta instabilidade, como o que estamos vivenciando. Temos certeza de que acertamos na escolha dos palestrantes e esperamos que o momento seja de celebração e comemoração por tantas batalhas vencidas até aqui nesse mundo do empreendedorismo”, conclui.
Em Delmiro Gouveia, a programação terá início no dia 04, quando os gestores do Sebrae farão visitas em empresas de vários municípios do Sertão Alagoano até o dia 06, quarta-feira. “Para reconhecer as nossas micro e pequenas empresas, também realizaremos, em breve, o Encontro de Relacionamento com Clientes, que já fazemos há quatro anos, com um evento bem intimista”, ressalta Vitor Pereira.
Empreendedorismo em números
De janeiro a junho deste ano, os pequenos negócios de Alagoas foram responsáveis por gerar um saldo de 11.922 empregos, colocando o estado na 11ª posição do ranking nacional. Na região Nordeste, segundo levantamento do Sebrae, 17% dos negócios são MEIs, outros 17% são microempresas (ME) e 14% são Empresas de Pequeno Porte (EPP). São os maiores percentuais fora do eixo Sul-Sudeste.
Pelo Brasil afora, os setores que mais reúnem MPEs são os de Serviços (8,4 milhões), Comércio (5,2 milhões), Indústria (2,2 milhões), Construção Civil (1,2 milhão) e Agropecuária (156 mil)
A pandemia de Covid-19 abalou algumas dessas empresas. Durante a crise sanitária, para monitorar de que forma o avanço do novo coronavírus comprometeu esses negócios, o Sebrae realizou uma série de pesquisas entre os empreendedores. Em Alagoas, 57% informaram que seguiam funcionando, mas com mudanças para se adaptar à crise, enquanto 27% estavam operando da mesma forma que antes da pandemia. Só 8% interromperam por completo o funcionamento, o que mostra a força da micro e pequena empresa para se moldar ao cenário econômico.
Para seguir adiante no mercado, sem fechar as portas e demitir funcionários, muitos empreendedores tiveram que recorrer a empréstimos. A 12ª edição da pesquisa “O Impacto da Pandemia do Coronavírus nos Pequenos Negócios” mostra que 39% dos empreendedores ouvidos contraíram dívidas e empréstimos, inclusive com parcelamentos já em atraso. Mas outros 33% estão em dia com os pagamentos, e 28% informaram sequer ter dívida.
Quanto ao faturamento mensal, em comparação a um mês de operação normal, 72% revelam que a receita diminuiu, 11% aumentaram e outros 11% permaneceram igual, mostrando que a pandemia ainda força as MPEs a uma constante readequação da estratégia de mercado.
Lançamento da Feira do Empreendedor
O Dia Nacional da MPE também será marcado pelo lançamento da Feira do Empreendedor 2021, evento 100% digital e gratuito. Um talk show será apresentado por Fábio Porchat e convidados como Alexandre Costa, fundador e CEO da Cacau Show, e Nina Silva, CEO do Movimento Black Money. A feira será realizada de 23 a 27 de outubro.
O gerente da Unidade de Relacionamento Empresarial (URE) do Sebrae Alagoas, Marcos Alencar, destaca a importância da participação dos empreendedores locais no evento. “Esta é uma oportunidade que os empresários e empreendedores alagoanos têm de acessarem informações gratuitas sobre orientação e formalização de empresas, passando por gestão empresarial e capacitações com palestrantes renomados em vários temas”, finaliza.
Inscrições
Para a palestra em Maceió, o participante deverá realizar a inscrição pelo e-mail [email protected], até o dia 04 de outubro. Para a programação de Arapiraca, a inscrição pode ser feita pela loja virtual do Sebrae Alagoas, no endereço https://loja.al.sebrae.com.br/, ou pelos telefones 0800-570-0800 ou (82) 3482-9999. Para o talk show de Penedo, os interessados deverão confirmar a presença pelo telefone (82) 99997-9279. As vagas são limitadas.
Já para a Feira do Empreendedor, as inscrições podem ser feitas pelo site www.feiradoempreendedor21.com.br.
Mais lidas
-
1
Com vista para o STF: casal é filmado transando no Panteão da Pátria
-
2FUTEBOL
Weverton vê Palmeiras maduro para jogo com São Paulo e convoca torcida: 'Domingo de casa cheia'
-
3DESABAFO
Sinmed lamenta descaso dos gestores com maternidades
-
4APOIO
Coreia do Norte lutará pela Rússia em caso de invasão dos agressores ocidentais, diz Kim Jong-un
-
5MANIFESTAÇÃO
Passeata em Palmeira dos Índios pede justiça por Gabriel Lincoln