Alagoas
Nota Fiscal Cidadã concretiza sonhos de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social
Uma das festividades mais especiais do ano é o dia das crianças. Esse momento é muito aguardado por esse grupo já que muitos esperam ganhar brinquedos ou algum presente dos seus responsáveis. Infelizmente, muitos não conseguem comemorar essa data da maneira que gostariam.
Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) no ano passado, 4,4 milhões de crianças vivem em situação de extrema pobreza no Brasil. Essa é uma realidade que atinge várias crianças em Alagoas.
Algumas instituições de caridade que ajudam crianças em situações de vulnerabilidade social são importantes para tentar mudar essa realidade. Entre elas, estão a Associação Pilares da Solidariedade e Rainha da Paz. Essas entidades fazem parte da Nota Fiscal Cidadã (NFC) e já foram agraciadas em sorteios, dessa forma a qualidade de vida de muitas crianças melhorou.
De acordo com a presidente dos Pilares da Sociedade, Hilda Bertoldo, a associação tem o intuito de proteger as crianças e adolescentes para afastá-los de situações de risco. A instituição está localizada em Chã do Pilar e funciona há 17 anos, sendo cadastrada na campanha desde 2013.
“A Nota Fiscal Cidadã nos possibilitou ofertar um ambiente digno e acolhedor para recebermos nossas crianças e adolescentes, contribuindo assim para o crescimento da instituição e oportunizando um serviço de qualidade. Atendemos 300 crianças e adolescentes de forma direta e 800 de forma indireta”, afirmou Bertoldo.
Já a presidente da instituição Rainha da Paz, Josineide Andrade, reforça a importância do por que os alagoanos devem adotar o órgão na campanha: “Contribuir para garantir a justiça social, adotando nossa instituição fará a promoção da dignidade humana das crianças e adolescentes, meninas com ameaça de violação de seus direitos constitucionais”.
A Organização não governamental (ONG) Rainha da Paz atende 30 meninas na faixa etária de 3 a 15 anos, no município de União dos Palmares. Além disso, a instituição está em funcionamento há 32 anos e faz parte da Nota Fiscal Cidadã desde 2017.
“É muito importante que o consumidor alagoano exija o documento fiscal e ele deve colocar o CPF na nota, fazer seu cadastro no site da Secretaria da Fazenda e, a partir daí, toda nota fiscal que ele comprar e pôr o CPF, ele vai concorrer a prêmios em sorteios que acontecem a cada dois meses”, enfatiza a auditora fiscal que analisa as prestações de contas da NFC, Juliane Calheiros.
Os contribuintes podem adotar essas instituições no sistema da NFC. Além disso, também podem entrar em contato com essas entidades de forma direta para fazer doações ou exercer algum trabalho voluntário.
Para falar com a associação Pilares da Solidariedade é por meio do número telefônico (82) 99928-5435 ou pela página do Instagram @pilaresdasolidariedade. Já para saber mais informações sobre a Rainha da Paz é só contatar o número telefônico (82) 98822-1865 ou o e-mail [email protected].
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
R$43 milhões na Prefeitura e R$ 765 mil na Câmara em janeiro: Cadê a Transparência?
-
2USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
3AÇÃO INTEGRADA
Mais de 20 pessoas são presas em operação contra organização criminosa
-
4DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
No governo Luísa Duarte, PT fica em segundo plano e maior fatia da assistência social segue sob controle de aliados de Julio Cezar