Geral
Dia de Santa Teresinha: história, oração e novena milagrosa

A santa de hoje nasceu em Alençon (França), em 1873; e morreu no ano de 1897. Santa Teresinha não só descobriu que no coração da Igreja sua vocação era o amor, como também sabia que o seu coração – e o de todos nós – foi feito para amar. Nascida de família modesta e temente a Deus, seus pais (Luís e Zélia) tiveram oito filhos antes da caçula, Teresa; quatro morreram com pouca idade, restando em vida as quatro irmãs da santa (Maria, Paulina, Leônia e Celina). Teresinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas, em Lisieux, com a autorização do Papa Leão XIII. Sua vida se passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus.
Todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, oferecia a Deus pela salvação das almas e na intenção da Igreja. Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face esteve como criança para o Pai, livre, igual a um brinquedo aos cuidados do Menino Jesus e, tomada pelo Espírito de amor, que a ensinou um lindo e possível caminho de santidade: infância espiritual.
O mais profundo desejo do coração de Teresinha era ter sido missionária “desde a criação do mundo até a consumação dos séculos”. Sua vida nos deixou como proposta, selada na autobiografia “História de uma alma” e, como intercessora dos missionários sacerdotes e pecadores que não conheciam a Jesus, continua ainda hoje, vivendo o Céu, fazendo o bem aos da terra.
Morreu de tuberculose, com apenas 24 anos, no dia 30 de setembro de 1897, dizendo suas últimas palavras: “Oh!…amo-O. Deus meu,…amo-Vos!”.
Após a sua morte, aconteceu a publicação de seus escritos. A chuva de rosas, de milagres e de graças de todo o gênero. A sua beatificação em 1923, a sua canonização em 1925; e foi declarada “Patrona Universal das Missões Católicas” em 1927, atos do Papa Pio XI. E a 19 de outubro de 1997, o Papa João Paulo II proclamou Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face doutora da Igreja.
Desde quando era muito nova, Santa Teresinha do Menino Jesus, também chamada de Santa das Rosas, já manifestava seu dom para ter uma vida religiosa. Você sabia que hoje (1º) é celebrado o dia da santa, que recebeu esse nome devido ao seu amor imenso por Jesus?
Durante seus últimos dias de vida, ela dizia às pessoas que, quando morresse, faria cair uma chuva de rosas, representando suas graças aos cristãos. Por isso, sua imagem é simbolizada segurando um buquê das lindas flores.
Como é invocada para confortar os corações angustiados e aflitos, quem passa por momentos de desespero recorre à novena milagrosa da santa, que começou a ser divulgada em 1925. Isso se deu quando o Padre Putigan, que era seu devoto, fez a sequência de orações e pediu como confirmação de que seus pedidos seriam atendidos que recebesse uma rosa. A flor foi enviada a ele três dias após o início da reza. Como a situação acabou se repetindo, ele se tornou um pregador incansável, revelando-a para todos. Confira!
Prece à Santa Teresinha
“Digníssima e santificada Santa Teresinha do Menino Jesus, sabe-se que sua missão foi, por meio de todas, proclamar o nome de Cristo, a fim de que todos reencontrassem a palavra do Senhor. Sei que mesmo tendo morrido jovem, tu tivestes uma infância e juventude voltadas para os ensinamentos celestiais e uma profunda humildade, assim recorro a vós, para que não me desampare nunca, diante de uma fraqueza de desacreditar que Deus tudo pode, que somente Ele é capaz de me ajudar naquilo que preciso e que não me falte fé suficiente para saber pedir e agradecer o que alcancei na vida. Rogai por nós, Santa Teresinha. Amém!”
Novena das rosas de Santa Teresinha
Essa novena milagrosa pode ser iniciada em qualquer dia do mês. Muitos devotos da santa, porém, preferem fazê-la do dia 9 ao dia 17.
Durante nove dias, rezar:
“Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, eu vos agradeço todos os favores, todas as graças com que enriquecestes a alma de vossa serva Santa Teresinha do Menino Jesus, durante os 24 anos que passou na Terra. Pelos méritos de tão querida santinha, concedei-me a graça que vos peço (faça o seu pedido), se for conforme a vossa santíssima vontade e para a salvação de minha alma. Aumentai minha fé e minha esperança, ó Santa Terezinha, cumprindo mais uma vez a vossa promessa de que ninguém vos invocaria em vão, fazendo-me ganhar uma rosa, sinal de que alcançarei a graça pedida.”
Depois de terminar a oração, rezar, em seguida, 24 vezes a oração Glória ao Pai:
“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre, amém!”
Oração final para todos os dias:
“Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós.”
Relato de fé à Santa Teresinha
“Estava com um problema no útero, teria que fazer uma cirurgia para retirá-lo e tinha muito medo. Então, resolvi fazer a novena de Santa Teresinha, pedindo que ela me curasse. No sétimo dia, eu recebi a rosa. No oitavo, o problema sumiu. Quando voltei ao médico, ele falou que eu não tinha nada, que meu útero estava limpo e não precisaria fazer a cirurgia. Eu estava curada!” – Maria de Lourdes Nogueira Silva, São José do Egito (PE)
Mais lidas
-
1OPERAÇÃO PF
Polícia Federal investiga desvio de recursos públicos federais em Alagoas
-
2OBITUÁRIO
Adeus a Enaldo Marques: setor produtivo alagoano lamenta a perda do empresário e líder do CRB
-
3CHACINA
Cinco pessoas são executadas dentro de residência em Estrela de Alagoas
-
4OBITUÁRIO
Médica Paula Domingues Kotovics morre aos 43 anos e deixa legado de dedicação à saúde e autoestima em Maceió
-
5LIVE
Quem era a influenciadora mexicana assassinada durante live no TikTok