Alagoas
Alagoas Previdência é 1º lugar do NE e 2º do Brasil no indicador de situação previdenciária
Mais uma vez o Estado de Alagoas se destaca nacionalmente na área previdenciária. O Alagoas Previdência, que administra o regime próprio de previdência dos servidores do Estado, obteve a 1ª colocação entre as previdências estaduais no Nordeste e a 2ª posição em nível nacional no Indicador de Situação Previdenciária de Regimes Próprios de Previdência Social (ISP-RPPS), do Ministério da Economia.
Nos níveis da classificação, a Alagoas Previdência aparece com cinco notas “A” nos requisitos Índice de Envio de Informações, Índice de Acumulação de Recursos, Classificação em Finanças e Liquidez, Índice de Cobertura Previdenciária e Classificação em Atuária.
O ISP-RPPS, divulgado em julho deste ano e que passou por alguns ajustes, é fornecido anualmente pela Subsecretaria de Regimes Próprios de Previdência Social do Ministério da Economia.
Para o presidente da Alagoas Previdência, Roberto Moisés, a busca pela melhoria da gestão – com a obtenção do selo Pró-Gestão, maior controle interno, governança, educação previdenciária, aplicação de nova avaliação atuarial e, principalmente, esforços de ajuste fiscal e implantação da reforma da previdência estadual – contribuíram para a autarquia alagoana subir ao pódio. “É uma satisfação enorme ver que o nosso trabalho tem dado frutos”, destacou Moisés.
A elevação do Estado no ISP-RPPS promove mais segurança para os beneficiários, solvência e sustentabilidade. “Com resultados positivos, Alagoas continua a ser referência nacional e exemplo para os demais estados”, disse Moisés.
ISP-RPPS – O ISP-RPPS foi instituído pela Secretaria de Previdência do Ministério da Economia e avalia os aspectos relacionados à transparência e gestão, e a situação financeira e atuarial do regime próprio de previdência.
O indicador, a partir de 2019, passou a considerar a melhoria de gestão com base no Pró-Gestão em um de seus indicadores, conjugado com maior foco na situação financeira e atuarial dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).
A finalidade do indicador é fornecer critérios de análise mais objetivos sobre a real situação do RPPS, possibilitando a comparação com os de outros entes da federação e dando maior visibilidade social e transparência sobre o desempenho da gestão.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
R$43 milhões na Prefeitura e R$ 765 mil na Câmara em janeiro: Cadê a Transparência?
-
2USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
3AÇÃO INTEGRADA
Mais de 20 pessoas são presas em operação contra organização criminosa
-
4DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
No governo Luísa Duarte, PT fica em segundo plano e maior fatia da assistência social segue sob controle de aliados de Julio Cezar