Alagoas
Museus universitários são o foco do 4º Encontro Cultura e Ipes
Em sua quarta edição, o Encontro Cultura e Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes) volta-se para os Museus Universitários e suas relações com as políticas culturais das Ipes. Será no próximo dia 5 de outubro, a partir das 14h, com transmissão pelos canais do Youtube Ufal Oficial e Proex Ufal. O evento, totalmente virtual, integra as comemorações dos 60 anos da Ufal e faz parte de uma série de ações que visam a construção de uma política cultural para a instituição.
Os Museus Universitários são um tipo particular de instituição cultural a serviço do desenvolvimento da comunidade intra e extra acadêmica. Esses equipamentos conservam, pesquisam, divulgam e expõem parte do patrimônio da humanidade e seu meio ambiente, entre outras atividades.
A programação contará com a conferência O Perfil das Coleções e Museus Universitários no Brasil, do professor Maurício Cândido da Silva, coordenador técnico do Museu Histórico e do Museu de Anatomia Veterinária da USP e membro do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus. Também haverá uma mesa com o tema Museus universitários da Ufal: importância e contribuição no contexto das ações culturais, com as museólogas Tatiana Almeida, da Pinacoteca Universitária; e Hildênia Oliveira, do Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB), e com os professores Jorge Luiz Lopes, coordenador do Museu de História Natural (MHN) e Kinsey Pinto, coordenador da Usina Ciência.
A proposta é buscar proporcionar uma discussão sobre demandas locais dentro do contexto nacional, no sentido de debater a importância das ações desenvolvidas nos museus universitários de maneira articulada e estruturada, por meio de políticas culturais. O roteiro terá ainda apresentação dos produtores culturais da Ufal, Jorge André Silva e Nicolle Freire e mediação da museóloga do MHN, Cíntia Rodrigues, e da produtora cultural Anna Rodrigues.
O Encontro Cultura e Ipes é uma realização da Produção Cultural da Coordenadoria de Assuntos Culturais (CAC) da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e será realizado de forma on-line, gratuita e aberta a toda a comunidade acadêmica e à sociedade em geral. Haverá certificação para os que participarem de forma síncrona.
Programação
14h00 – Abertura e informes
14h15 – Conferência de abertura: O Perfil das Coleções e Museus Universitários no Brasil
Convidado: Maurício Cândido da Silva, coordenador técnico do Museu Histórico e do Museu de Anatomia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP; Membro do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus;
Mediadora: Cíntia Rodrigues, museóloga do MHN da Ufal
14h45 – Debate
15h – Mesa: Museus universitários da Ufal: importância e contribuição no contexto das ações culturais
Convidados: Jorge Luiz Lopes, coordenador do MHN da Ufal; Hildênia Oliveira, museóloga do MTB da Ufal; Tatiana Almeida, museóloga da Pinacoteca da Ufal; Kinsey Pinto, coordenador da Usina Ciência da Ufal;
Mediadora: Anna Rodrigues, produtora cultural da Ufal
16h – Debate
Serviço
O quê: 4º Encontro Cultura e Instituições Públicas de Ensino Superior
Tema: O Papel dos Museus nas Ipes: Políticas Culturais para Museus Universitários
Quando: 5 de outubro (terça-feira)
Horário: a partir das 14h
Transmissão: pelos canais do YouTube: Ufal Oficial e Proex Ufal.
Realização: CAC/Proex/Ufal
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
R$43 milhões na Prefeitura e R$ 765 mil na Câmara em janeiro: Cadê a Transparência?
-
2AÇÃO INTEGRADA
Mais de 20 pessoas são presas em operação contra organização criminosa
-
3USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
4DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte nomeia Jesimiel Pinheiro como secretário adjunto de infraestrutura