Alagoas
Unidade de Internação Feminina promove campanha Setembro Amarelo


A programação alusiva ao mês de prevenção ao suicídio contempla adolescentes e equipe técnica da unidade
O Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio e valorização da vida que tem sido organizada e difundida nacionalmente, desde 2014. Considerando a relevância do tema, a Unidade de Internação Feminina (UIF), que atende adolescentes e jovens adultas em cumprimento de medidas socioeducativas, está promovendo uma campanha voltada para a conscientização sobre saúde mental.
Monysy Sarmento, psicóloga da unidade, ressalta que a programação contempla não só as adolescentes, mas também toda equipe técnica da unidade. “Para isso estão sendo realizadas ações diversas, como rodas de conversa, confecção de material sobre o tema, caixinha de mensagens positivas, exposição de vídeos informativos, além de atividades lúdicas, como dinâmicas de grupo, paródias e encenação”, comenta.
Dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida a cada ano e estima-se que a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio. No Brasil, o número de casos ultrapassa a marca dos 13 mil por ano, podendo ser bem maior em decorrência das subnotificações.
“Temos percebido que o número de pessoas que cometem suicídio tem crescido e precisamos chamar a atenção para a importância de pedir ajuda profissional. O tema ainda é um tabu, mas saúde mental importa e precisamos dar a devida atenção a ela”, alerta a psicóloga.
Mais lidas
-
1CASO GABRIEL LINCOLN
Palmeira: Ministério Público ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial
-
2OBITUÁRIO
Adeus a Enaldo Marques: setor produtivo alagoano lamenta a perda do empresário e líder do CRB
-
3EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
4OPERAÇÃO PF
Polícia Federal investiga desvio de recursos públicos federais em Alagoas
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia exonera sobrinho, irmão do ex-prefeito imperador; ele está envolvido em denúncias de contratação irregular de trabalhadores