Alagoas
Juceal ensina andamento para evitar erros nos processos de abertura e baixa empresarial
A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) lançou, nesta terça-feira (14), um manual que ensina um andamento para os processos de abertura e baixa de negócios sem exigências nos instrumentos empresariais. Esse andamento foca no download dos contratos e dos distratos padrões – gerados pelo próprio sistema – e na entrada online do processo utilizando o certificado do contador ou do advogado.
O manual foi criado a fim de que os clientes evitem erros ao formatar os instrumentos, uma vez que eles serão gerados pelo próprio sistema puxando os dados corretos do negócio, e para que haja uma rapidez no registro do processo. O documento pode ser acessado através do link: Manual Evite Exigências.
Produzido pela própria Juceal, o manual traz apenas a etapa de entrada do processo, que ocorre pelo próprio Portal Facilita Alagoas – interface do registro e do licenciamento empresarial no estado – e deve sempre contar com a utilização do certificado digital.
O diferencial do documento é a forma de ensinar como utilizar os contratos e os padrões, que seriam apenas direcionados para o andamento do registro automático, para que eles possam ser baixados, assinados fisicamente e ter o reconhecimento de firma. Só dessa forma é possível utilizar os certificados dos contadores e dos advogados, que funcionam como uma chave do processo e autenticam também os documentos de identificação de empresários e sócios.
“Estamos sempre buscando formas de simplificar o trabalho dos nossos clientes. Os instrumentos padrões estão aí disponíveis no Facilita Alagoas e devem ser constantemente utilizados. Com menos exigências, que são aqueles erros nos processos, há menos retrabalho do próprio cliente e também nosso, uma vez que aquele processo não retornará para uma nova análise por parte da Junta Comercial”, explica o presidente da Juceal, Carlos Araújo.
Para o gestor, é essencial que o cliente tenha total noção desse andamento por que o Portal Facilita Alagoas está disponível para a entrada de processos a qualquer momento do dia e de qualquer lugar.
Como o documento produzido apresenta apenas os andamentos para os instrumentos padrões, ele é direcionado apenas para as naturezas jurídicas empresário individual, sociedade limitada e empresa individual de responsabilidade limitada (Eireli). Por outro lado, com a lei de nº 14.195, novas Eirelis não podem ser criadas, devendo ser utilizado o andamento apenas para o distrato padrão.
Em caso de dúvidas quanto à entrada de processos pelo Facilita Alagoas ou qualquer outro serviço da Juceal, o órgão possui canais de comunicação pelos e-mails [email protected] e [email protected], além de contato direto via perfis nas redes sociais Facebook e Instagram. O suporte telefônico permanece suspenso.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
R$43 milhões na Prefeitura e R$ 765 mil na Câmara em janeiro: Cadê a Transparência?
-
2AÇÃO INTEGRADA
Mais de 20 pessoas são presas em operação contra organização criminosa
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte nomeia Jesimiel Pinheiro como secretário adjunto de infraestrutura
-
4
Operação integrada prende organização criminosa em Palmeira dos Índios
-
5USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa