Alagoas
Oficina de capacitação para o uso do SIRAF-NE esclarece dúvidas dos cooperados
A Escola de Governo de Alagoas recebeu representantes de cooperativas vinculadas à agricultura familiar para apresentar o Sistema Regional da Agricultura Familiar no Nordeste (SIRAF-NE) como uma nova ferramenta para divulgar e vender produções agrícolas. Antes, os agricultores utilizavam o aplicativo Agro+Perto.
Além dos cooperados, o evento teve a presença da especialista e responsável pela implantação do novo sistema em Alagoas, Renata Lelis, que ministrou a oficina de capacitação para o sistema.
“O sistema resultou de um projeto que foi desenvolvido dentro da Universidade de Estado do Rio Grande do Norte, é uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento e a implementação de programas em políticas públicas ligadas à agricultura familiar. O sistema informatizado tem basicamente o cadastro dos agricultores e das cooperativas onde você pode encontrar e realizar ofertas dos produtos da agricultura familiar”, falou.
Representando o Sebrae-AL, Pollyana Bellotti participou do evento e pôde tirar algumas dúvidas relacionadas ao sistema.
“A nossa expectativa é que tenhamos um sistema assertivo, eficaz e com dados em tempo real, para muitos deles tomar alguma decisão sobre a agricultura familiar do estado, pois somos carentes de informações como esses dados”, ponderou.
Natanael Santos integra a cooperativa Coopaq em Matriz do Camaragibe há cerca de um ano, e comentou sobre a expectativa de utilizar o novo sistema do Siraf. “Sobre produções, essa ferramenta vai facilitar muito a vida de quem produz e de quem vende. E tudo isso só vai agregar e melhorar o nosso meio”, disse.
SIRAF
O Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar no Nordeste (SIRAF-NE) tem como propósito, a ampliação da participação de agricultores familiares no processo de compras governamentais e disponibilização de seus produtos a outros mercados.
Desenvolvido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), a ferramenta abrange todos os estados do Nordeste com o financiamento de um convênio financiado através de um convênio entre o Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) e Uern com o Fundo Nacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), via Universidade Federal de Viçosa.
Para efetuar o cadastro, é preciso acessar a plataforma oficial do sistema. Em caso de dúvidas, o site dispõe de um manual que explica passo a passo de cada uma das etapas fundamentais para o registo no banco de dados do SIRAF-NE.
Para mais informações, acesse: https://sirafne.uern.br/#
Mais lidas
-
1ASSASSINATO
Homem é morto a tiros na Cafurna em Palmeira dos Índios
-
2BRIGA CONTINUA
Luísa Duarte dá publicidade inédita ao repasse do duodécimo de R$ 765 mil; valor expõe sobra de mais ou menos R$ 420 mil na Câmara
-
3HUMILHAÇÃO
CSE em crise: Ex-Prefeito, Prefeita Luisa Duarte e Vice Sheila abandonam time na torcida em campo e no bolso
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Luisa Duarte confirma Genivaldo Dindor para compor o secretariado
-
5LEGISLATIVO
Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios realiza cinco sessões extraordinárias nesta segunda-feira (20)