Alagoas

Conselho Estadual de Política Energética se reúne para debater produção de energia limpa

26/08/2021
Conselho Estadual de Política Energética se reúne para debater produção de energia limpa

Encontro é o primeiro após pandemia e discutiu ações para incentivar a produção de energia renovável e o desenvolvimento da matriz energética de Alagoas. Fotos: Lucas Meneses

O Conselho Estadual de Política Energética (Cepe) se reuniu na manhã desta quinta-feira (26), na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur/AL), para discutir a melhoria e o desenvolvimento contínuo do Sistema Elétrico de Alagoas.

Essa foi a 42ª Reunião Ordinária do Cepe e o primeiro encontro após a paralisação das atividades causada pela pandemia da Covid-19 e contou com a participação do presidente do Cepe e secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão; o vice-presidente do Conselho, Allan Pierre; a deputada estadual Jó Pereira; além de gestores da Equatorial, Casal, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos(Semarh), Cooperativa Pindorama, Coopaíba, Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).

Durante o encontro, algumas pautas pertinentes ao desenvolvimento de Alagoas foram debatidas, como os investimentos no sistema elétrico no estado de Alagoas; a locação pela Casal da mini usina fotovoltaica por geração distribuída de 5 MW; e o Cooperativismo e Políticas Sustentáveis. De acordo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Presidente do Cepe, Marcius Beltrão, a retomada das reuniões é um passo importante para o desenvolvimento de ações para o setor elétrico do Estado.

“O Conselho, em especial no momento atual, é de fundamental importância para trazer discussões relativas à produção de energias alternativas, em especial em função da crise hídrica por que passa o nosso país. Alagoas está buscando alternativas, por meio das energias renováveis, como a energia solar e também possivelmente com um grande projeto no Alto Sertão na parte de energia eólica, e acredito que o Conselho terá uma valia muito grande, em especial pelas pessoas que participam dele, que compõem a cadeia do desenvolvimento econômico do nosso estado, então é imprescindível discutir e colocar em prática tudo que é debatido aqui no Cepe”, destaca Marcius Beltrão.

O CEPE

O Conselho Estadual de Política Energética foi criado pela Lei Estadual nº 6.878 e atua como órgão colegiado e consultivo ao Governo de Alagoas. Suas ações são pautadas em assessorar e deliberar a proposição de políticas públicas com foco nas energias em âmbito estadual, integrado ao desenvolvimento regional e nacional.

Antes da pandemia, o Conselho se reunia a cada três meses para discutir ações e melhorias para o setor de energia, envolvendo gestores do setor produtivo, universidades, entidades do Poder Executivo, além das companhias de distribuição de luz e gás natural do Estado. O objetivo principal do Conselho é acompanhar e planejar a matriz energética de Alagoas, com ênfase no potencial das energias e na integração dos nossos diversos segmentos.