Geral
Juiz reforça importância da informação e da educação para combater a violência doméstica


‘A informação e a educação desde a infância são as melhores alternativas para as mulheres’, defendeu Raul Cabus. Juiz Raul Cabus é titular da Comarca de Teotônio Vilela.
O juiz Raul Cabus, da Comarca de Teotônio Vilela, reforçou a importância da informação e da educação no combate à violência doméstica. “A informação é o ponto de partida para todo o resto. Se tivéssemos uma boa educação, as mulheres não seriam tão dependentes economicamente dos seus companheiros. A informação e a educação desde a infância são as melhores alternativas para todas as mulheres”, disse.
O magistrado participou de evento online com profissionais de saúde do interior do Estado, na última quarta-feira (25). Segundo ele, a divulgação da Lei Maria da Penha é um fator positivo que faz com que a informação chegue àquelas mulheres que não tinham nenhum acesso à normatização dos seus direitos.
“Isso trouxe um empoderamento, porque hoje a mulher pode dizer que se o companheiro descumprir a medida ela pode tentar buscar outra junto ao Judiciário”, destacou.
Raul Cabus explicou ainda a importância da Justiça Restaurativa em tratar tanto a vítima quanto o agressor. “Em muitos casos, não só os de agressão, essa iniciativa visa à restauração como um todo, tentando fazer com que aquela família se reestruture e tente continuar unida sem que haja a separação”.
O evento online foi uma iniciativa da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), por meio do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres (Cedm). Participaram profissionais de saúde de Anadia, Boca da Mata, Campo Alegre, Junqueiro, Roteiro, São Miguel dos Campos e Teotônio Vilela.
Mais lidas
-
1PRISÃO
Procurador de SP é preso suspeito de abusar sexualmente da filha de 8 meses
-
2OBAPO
SESI Alagoas conquista 13 premiações na Olimpíada Brasileira de Africanidades e Povos Originários
-
3ECONOMIA E INDÚSTRIA EM ALAGOAS
Braskem confirma fechamento da unidade de cloro-soda em Maceió para 2026 e acende alerta sobre impacto econômico
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5POLÍTICA
Justiça cassa mandatos de vereadores por fraude à cota de gênero em Joaquim Gomes