Alagoas

Artesãos comercializam obras na Galeria Alagoas Feita à Mão

25/08/2021
Artesãos comercializam obras na Galeria Alagoas Feita à Mão

Loja reúne trabalho de mestres, artistas populares e artesãos no Shopping Parque Maceió. Fotos de Iago Januzzi

Peças em cerâmica, artigos de decoração em fios e tecidos, móveis em madeira e artigos em couro são alguns dos produtos do artesanato alagoano comercializados na loja-galeria Alagoas Feita à Mão, que fica no Parque Shopping Maceió. A proposta de exposição da arte popular alagoana faz parte do programa de desenvolvimento econômico regional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

A galeria Alagoas Feita à Mão conta com a participação de artesãos, mestres, associações, grupos produtivos e profissionais individuais. A variedade dos produtos, dividida entre as categorias vestuário, acessórios, decoração, cama e mesa, vai desde peças de fios e tecidos à madeira, fibra vegetal e sementes, se consolidando como grande diferencial para o público.

Com um ano de funcionamento e mais de 2 mil peças disponíveis para compra, a loja beneficia indiretamente mais de 300 artesãos e grupos produtivos do estado, gerando renda e visibilidade para quem trabalha com artesanato.

“O Alagoas feita à mão fornece um ambiente personalizado para que os artesãos apresentem e comercializem seus artigos e produtos em um espaço de visibilidade no shopping Parque Maceió. Essa parceria foi importante, principalmente durante a pandemia, para que o artesão enxergasse que as portas para a comercialização dos produtos não foram fechadas. O Alagoas Feita à Mão está sempre buscando novas oportunidades”, expõe a gerente de Design e Artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos.

Artesã da Associação do Pontal da Barra e vendedora na loja-galeria, Charlyne Gomes destaca que o espaço é essencial para a visibilidade e comercialização dos produtos artesanais.

“É uma ação muito boa para a gente e para o incentivo do artesanato e do filé. Aqui a gente tem uma visibilidade maior, já que até o número de turistas que vem até aqui é bom, então dá para divulgar bem e ter um retorno melhor. É um reconhecimento do nosso trabalho, e é muito gratificante trabalhar aqui”, afirma Charlyne.