Alagoas

‘Zé Frôxin’: especialista em carne de sol, restaurante alagoano melhora gestão e cria pratos inovadores

11/08/2021
‘Zé Frôxin’: especialista em carne de sol, restaurante alagoano melhora gestão e cria pratos inovadores

Com novo conceito em carne de sol, empresário alinha gestão para trazer resultados ainda mais satisfatórios e crescer no mercado

A carne de sol é um dos principais pratos típicos do Nordeste. De tão saborosa, acabou ganhando apreciadores da iguaria pelo Brasil e mundo afora. Em Alagoas, alguns restaurantes se destacam por conta da variedade de pratos, pelo sabor, pela gestão do negócio e inovação. Um deles, o ‘Zé Frôxin’ (@zefroxin), se destaca por tudo isso e ainda por ter nascido com um conceito: ser um restaurante especializado em carne de sol. A empresa faz parte do Projeto AL Cadeia do Turismo – Desenvolvimento Setorial e recebeu diversas soluções do Sebrae Alagoas.

O restaurante é liderado pelo empresário Rodrigo Cortez. Com o empreendedorismo no sangue desde criança, quando abriu uma locadora para os amigos do prédio, Rodrigo passou a atuar na área de comunicação e Jornalismo fazendo programas independentes. Além disso, há oito anos, ele também lidera a agência RCortez (@rcortez_comunicacao).

Mesmo seguindo esse rumo, Rodrigo ainda continuava com o sonho de abrir um restaurante. Foi aí que no início de 2020, recluso em sua casa de praia em Coruripe por conta da pandemia, o empreendedor foi impulsionado pela prima e sócia, a chef Dani Nolasco, que gostava de cozinhar para a família e iniciou o negócio no dia 05 de novembro. “Quando começamos o restaurante, a conta só tinha R$ 2,85. Era vender ou vender. Graças a Deus, as coisas estão dando certo e já estamos funcionando há mais dez meses”, pontua Rodrigo.

Entre os pratos, todos utilizando a carne de sol bovina como base, estão o ‘baião de muitos’, o ‘recheadin’ a ‘piscina com carne de sol’, além da exclusiva e inovadora carne de sol de frango, servido em Maceió apenas pelo ‘Zé Frôxin’. Segundo o empreendedor, os grandes diferenciais das receitas são os fatos de as carnes serem preparadas de forma artesanal e o amor.

“O amor tem força para construir qualquer situação e fazer com que o trabalho, qualquer que seja, saia com qualidade. Quando comecei, quis abrir mais que um restaurante, queria abrir um conceito. Então fiz um estudo pesadíssimo de mercado em relação à carne de sol, comida que sou muito apaixonado e decidi com a Dani que seríamos diferentes e não iria entrar no mercado para ser mais um”, afirma.

Melhorias na gestão

Com o sonho realizado, experiências no mundo do empreendedorismo e pratos bem elaborados, Rodrigo Cortez percebeu que precisava fazer alguns ajustes na gestão. “Sempre fui admirador do Sebrae. Quando estávamos com uns quatro meses em atividade fui atrás deles para ajudar na precificação dos pratos, algo que realmente as empresas precisam ter bem definido e as coisas começaram a melhorar ainda mais”, revela.

Segundo a analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) do Sebrae Alagoas, Amanda Pinto, o ‘Zé Frôxin’ recebeu consultorias na área de turismo, custos e formação de preço e fluxo de caixa, soluções que já trouxeram resultados imediatos.

“Ele começou a trabalhar a gestão da empresa de uma forma mais profissional, organizada, bem como melhorou a parte financeira do seu negócio, eliminando custos desnecessários e revisou os valores dos pratos, cobrando preços justos e compatíveis com o mercado. Recebeu também vários insights, as tendências do turismo, sobre a importância da experiência do turista, principalmente a gastronômica, e sobre estratégias de vendas para atrair mais clientes. É muito gratificante ver esses resultados”, enfatiza.

Mesmo com os desafios da pandemia, o negócio passou a crescer e se destacar cada vez mais. De acordo com Rodrigo, as consultorias ainda contribuíram com outros aspectos da gestão, trazendo mais confiança e organização.

“Sebrae está ajudando em todos os sentidos. Os consultores nos trazem muita segurança. A Luciana (Calheiros), o Davi (Barbosa) vindo aqui e Amanda Pinto no atendimento ajudam muito. O corpo do Sebrae demonstra muita atenção e cuidado. É uma equipe que trabalha em sinergia para melhor atender o cliente. Senti de todos que quando eles passam a nos atender deixam de ser Sebrae e passam a ser da empresa. Passaram a ser equipe ‘Zé Frôxin’. Isso é muito bom e faz com que tenhamos mais confiança e organização para tocar o trabalho”, ressalta.

Rodrigo já planeja o futuro da empresa vislumbrando um restaurante ainda maior no mercado. “O ‘Zé Frôxin’ será uma referência na cidade, não porque abrimos um restaurante, mas porque começamos um conceito. Um lugar voltado à família, aos bons costumes e é isso que queremos zelar. Tem mais pratos novos chegando, novas ideias surgindo e a gente acredita muito nesse projeto que está com um retorno muito positivo dos clientes. Com muito trabalho, esforço, dedicação e respeito aos clientes e colaboradores teremos um restaurante grande. Um dia chegaremos lá!”, conclui.