Alagoas

Máscara, álcool, distância: servidores devem manter cuidados

11/08/2021
Máscara, álcool, distância: servidores devem manter cuidados

Confira as orientações elaboradas pelo setor médico e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho

Com o retorno do trabalho presencial em pelo menos 50% da lotação das unidades (Ato Normativo Conjunto nº 9/2021), o Tribunal de Justiça de Alagoas alerta os servidores para manterem os cuidados preventivos contra o Covid-19. Usar máscara e manter a distância são práticas obrigatórias. Manter as mãos higienizadas também é fundamental.

Confira abaixo as orientações elaboradas pelo Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

Cuidados Pessoais

– Lavar as mãos com água e sabão sempre que possível. Na impossibilidade, usar álcool 70%.

– Nunca tocar boca, olhos e nariz com as mãos sujas. Caso seja extremamente necessário, realize, previamente, a higienização das mãos de forma adequada.

– Servidores, magistrados e prestadores de serviço, quando estiverem em qualquer das unidades jurisdicionais, devem utilizar máscara do tipo PFF2/N95 ou cirúrgica descartável com máscara de tecido sobreposta para garantir adequada vedação.

Ambiente de Trabalho

– Sempre que possível deve ser a utilizado de sistema natural de circulação de ar, abstendo-se da utilização de aparelhos de ar condicionado e ventiladores.

– As portas devem ser mantidas abertas para diminuir o contato com maçanetas.

– O distanciamento social deverá ser respeitado, evitando aglomeração e circulação desnecessária em corredores.

– Priorizar o uso de escadas ao elevador. Evitar tocar no corrimão, mas caso seja necessário, realizar a higienização das mãos.

– Manter o distanciamento mínimo nos elevadores, seguindo a sinalização

– As estações de trabalho deverão ser organizadas com o distanciamento mínimo de dois metros.

– Deve-se evitar o compartilhamento de materiais de trabalho, como caneta, lápis, computador, chaves, telefone. Caso seja necessário, deve-se realizar a desinfecção do material com álcool 70%.

Retorno do servidor após contaminação

– Magistrados e servidores contaminados pelo Coronavírus só deverão retornar às atividades presenciais após avaliação médica da equipe do DSQV.

Acesso às unidades

O acesso de todos os frequentadores das unidades do Poder Judiciário de Alagoas está condicionado ao uso correto de máscara de proteção, verificação de temperatura e higienização das mãos com álcool gel 70%, disponibilizado na entrada das unidades.

Em caso de temperatura alterada (maior que 37.2°C), a pessoa deverá permanecer aguardando por 5 minutos para uma nova checagem. Caso permaneça alterado, não será permitido o acesso à unidade Jurisdicional, sendo-lhe disponibilizado um comprovante.

Em posse deste, tratando-se de servidor ou magistrado, deverá entrar em contato com seu chefe imediato ou CGJ/AL, conforme o caso, e informando-os por Intrajus. Entrará, ainda, em contato com a equipe do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), através do Whatsapp (82) 99323-6210, para marcar uma consulta online.