Alagoas
Governo de Alagoas investe em equipamentos que promovem a prevenção da violência
Alagoas tem investido cada vez mais em estratégias eficazes para a proteção da vida e prevenção à violência. Como resultado, o estado observa uma redução significativa nos indicadores de criminalidade, com destaque para o ano de 2021, que vem se consolidando como o menos violento em toda a década.
Recursos destinados este ano à Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) estão sendo aplicados em todas as superintendências para o fortalecimento das políticas públicas e dos serviços ofertados aos alagoanos. Entre as estratégias centrais da pasta, estão a promoção de políticas sobre drogas, policiamento de proximidade e mobilização social, fomento à cidadania, defesa dos direitos da criança e do adolescente e prevenção à reincidência infracional de adolescentes em conflito com a lei.
O secretário de Prevenção à Violência, Kelmann Vieira, destaca que, desde que assumiu a pasta, no início de maio, tem dialogado com o governador Renan Filho para viabilizar a ampliação e o aperfeiçoamento dos serviços ofertados. Ao todo, nove obras de construção e reforma estão em andamento na capital e no interior do estado. O secretário destaca que as atividades seguem em ritmo acelerado e que a maior parte dos serviços será disponibilizado até outubro deste ano.
“O governador já determinou que a gente fizesse um verdadeiro mutirão para acelerar a entrega de todos os serviços. É um trabalho corrido, mas muito prazeroso, porque a gente vê que as coisas estão avançando e nos próximos meses teremos novos serviços sendo entregues à sociedade pelo Governo de Alagoas. Estamos trabalhando em concordância com o objetivo único de construir um estado cada vez mais tranquilo, levando a paz social que o povo tanto necessita”, disse Kelmann Vieira.
Além dos equipamentos que passam por reforma, a exemplo dos Centros de Acolhimento para dependentes químicos de Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema, do Complexo Socioeducativo de Alagoas e do Centro de Referência em Reinserção Social e Produtiva para Dependentes Químicos, o Plano de Investimentos do Governo de Alagoas contempla cinco novos equipamentos que beneficiarão a população alagoana. São eles:
Unidade de Internação de Jovens e Adultos – UIJA
A nova Unidade de Internação de Jovens e Adultos irá fortalecer o atendimento socioeducativo em Alagoas, que já é referência para outras unidades da federação. A estrutura ofertará mais 10 alojamentos para jovens de 18 a 21 anos, auditório, refeitório, novas salas para cursos e oficinas, setores pedagógico e administrativo, além de um núcleo integrado com o Ministério Público, Defensoria Pública e Poder Judiciário.
Unidade de Internação Provisória de Pilar
Localizado no município de Pilar, Região Metropolitana de Maceió, a nova Unidade de Internação Provisória vai dispor de três blocos com oito alojamentos cada, salas de aula, sede administrativa, quadra poliesportiva e espaço para os agentes socioeducativos. A nova unidade ampliará a capacidade de Alagoas no acolhimento dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, contribuindo ainda mais para o êxito do seu retorno à sociedade.
Escola de Conselhos
Alagoas terá o primeiro edifício exclusivo para o funcionamento de uma Escola de Conselhos do Brasil. O equipamento irá contribuir com a consolidação das garantias de direitos das crianças e dos adolescentes, atuando na formação continuada de Conselhos Tutelares e conselheiros de Direitos, responsáveis por implementar as políticas em todos os municípios de Alagoas.
Os cursos serão conduzidos por facilitadores de referência de Alagoas e também de outros estados que tenham expertise em suas áreas. A Escola de Conselhos funcionará na Avenida Professor Sílvio Ferraz, no bairro do Poço, ao lado da sede do Programa Ronda no Bairro.
Casa de Direitos de Arapiraca
A Casa de Direitos inaugurada no município Arapiraca é o mais novo espaço aberto à população do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. O equipamento conta com um núcleo da Defensoria Pública e oferece uma gama de serviços voltados para o fortalecimento da cidadania, a exemplo da mediação de conflitos, emissão de RG e Carteira de Trabalho, orientação jurídica, psicológica e social aos alagoanos.
Centro de Referência em Atenção a Crianças e Adolescentes – CRAD
O CRAD inova ao reunir em um único local todos os agentes da rede de proteção infanto-juvenil responsáveis por atender crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. O equipamento contará com diversos órgãos do executivo, a exemplo da Segurança Pública, Secretaria de Saúde, Perícia Oficial e sistema de Justiça, oferecendo atendimento humanizado e garantindo proteção integral de crianças e adolescentes de Alagoas.
Mais lidas
-
1SEM PUDOR
Ju Isen, musa das manifestações mostra o ânus durante transmissão ao vivo de Carnaval
-
2HUMILHAÇÃO
CSE em crise: Ex-Prefeito, Prefeita Luisa Duarte e Vice Sheila abandonam time na torcida em campo e no bolso
-
3ESTADUAL
Tiago Marques marca dois e CSA é o líder isolado do Campeonato Alagoano de 2025
-
4ECONOMIA
Valorização do peso é um golpe à competitividade da Argentina frente economia brasileira
-
5DECLARAÇÃO
'Trump está certo' diz parlamentar groenlandês sobre Dinamarca não ter direitos sobre a Groenlândia