Alagoas

Biblioteca Pública Estadual realiza Oficina de Leitura Inclusiva

09/08/2021
Biblioteca Pública Estadual realiza Oficina de Leitura Inclusiva

Projeto tem como objetivo promover a inclusão de pessoas cegas e surdas através do incentivo à leitura nas Bibliotecas de Alagoas

Com o objetivo de promover a inclusão no processo de incentivo à leitura, a Secretaria de Estado da Cultura, através da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, realiza na sexta-feira (13), a partir das 14h, a Oficina de Leitura Inclusiva. O curso é gratuito e virtual, por meio da plataforma Microsoft Teams, e contará com intérpretes de libras. As inscrições podem ser efetuadas pelo link http://fdnc.io/dzh.

A Oficina será ministrada por Angelita Garcia, colaboradora da Fundação Dorina Nowill para Cegos. “A Rede de Leitura Inclusiva visa estreitar o relacionamento entre leitores, educadores, mediadores de leitura, agentes de bibliotecas, instituições públicas, privadas e de organizações sociais, para disseminar a leitura inclusiva e acessível pelo Brasil e garantir o direito da pessoa com deficiência nas ações e políticas de livro e leitura”, afirmou.

A coordenadora da Biblioteca Pública Estadual, Almiraci Dantas, destaca a importância de realizar cada vez mais atividades de incentivo à leitura que promovam a inclusão. “Mesmo quando se busca incluir, acaba excluindo outros grupos de pessoas devido às muitas particularidades de cada um. A leitura é usada como uma ferramenta que exclui de diversas formas e a todos, pois todos nós somos diferentes um do outro, necessitando de dispositivos específicos para o despertar do eu leitor. A inclusão aqui falada está relacionada ao grupo de pessoas cegas e surdas que, além das adversidades socioeconômicas, são colocadas a par da sociedade nesse processo de educação formativa de um leitor”, explicou.

Para a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, a iniciativa é importante na construção de novos leitores. “O acesso à leitura é um direito de todos. Incentivar, promover e assegurar a formação de novos leitores com deficiências visuais e auditivas nas Bibliotecas do Estado é fundamental. Acessibilidade também é poder ter acesso à cultura”, destacou.

O projeto é realizado em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos, Escola Estadual Tavares Bastos e Secretaria de Estado da Educação.