Alagoas

Seprev conhece projetos no Rio de Janeiro para implantar Centro de Referência em Atenção às Crianças e Adolescentes

05/08/2021
Seprev conhece projetos no Rio de Janeiro para implantar Centro de Referência em Atenção às Crianças e Adolescentes

Equipe realizou visitas técnicas em projetos que são referência nacional para trazer o que há de melhor no país para Alagoas

Uma comitiva da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) conheceu, no início desta semana, projetos que atuam no atendimento de crianças e adolescentes vítima de violência no estado do Rio de Janeiro.

O primeiro projeto visitado foi o “Bem Me Quer Terê”, em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro. O projeto é referência no atendimento a criança e adolescente em situação de violência sexual, desde o ano de 2014 e atua por meio do aprimoramento da investigação, da menor exposição das vítimas e atendimento para superação do trauma, conforme determina a Lei nº 13.431/2017, que trata da escuta especializada e do depoimento especial.

“Tomamos conhecimento do trabalho realizado em Teresópolis por meio da instituição ChildHood Brasil, que em 2017 listou o “Bem Me Quer Terê” como uma das seis experiências brasileiras consideradas como referência no atendimento integrado a crianças e adolescentes vítimas de violências”, explicou a superintendente da Criança e do Adolescente da Seprev, Samylla Gouveia.

O “Bem Me Quer Terê” é vinculado à Secretaria de Saúde do Município de Teresópolis, sendo sua criação fruto de parceria buscada pela Promotoria da Infância e Juventude de Teresópolis e pela 3ª Promotoria de Justiça Criminal da mesma Comarca com o Poder Executivo local e com a Polícia Civil. Atualmente, o equipamento dispõe de equipe multidisciplinar formada por assistente social, psicólogo, médica e enfermeira.

“Estamos muito felizes por receber esta equipe de Alagoas, porque nos mostra que nosso serviço está sendo reconhecido. Esperamos que a Seprev tenha muito sucesso na implantação destes serviços em Alagoas”, enfatizou a coordenadora do Bem Me Quer Terê, Sandra Azevedo.

Delegacia Especializada

Além do projeto executado em Teresópolis, a equipe da Seprev conheceu o Centro de Atendimento ao Adolescente e Criança (CAAC), coordenado pela Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente Vítima da Polícia Civil do Rio de Janeiro.

O projeto, implantado em 2015 no Hospital Souza Aguiar, atua na humanização da entrevista investigativa direcionada às crianças e aos adolescentes vítimas de violência sexual, por meio do depoimento especial. O projeto foi o responsável por tornar o processo mais humano e acolhedor. Nele é reunida todas as instituições de proteção à vítima e serviços policiais. Evita que eles peregrinem pela cidade para registrar ocorrência, passar por perícia, fazer a profilaxia médica e o registro de ocorrência.

“Nos dá muito a honra de receber esta visita, por ser referência para o estado de Alagoas, de poder cooperar com a implantação de um projeto que vai dar um sentindo de acolhimento mais humanizado no atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência. Espero que muito em breve o estado de Alagoas também seja referência neste serviço”, declarou Carlos Olyntho, coordenador do CAAC.

As visitas técnicas nos projetos do Rio de Janeiro irão servir como parâmetro para implantação do Centro de Referência em Atenção às Crianças e aos Adolescentes de Alagoas, que será inaugurado em setembro pela Seprev.

Participaram da comitiva da Seprev a secretária-Executiva de Gestão Interna, Elisa Valcácer, a superintendente da Criança e do Adolescente, Samylla Gouveia, a supervisora de Enfrentamento à Violências de Crianças e Adolescentes, Lissa Sarmento, e o assessor de Comunicação, Victor Brasil.