Alagoas

TJAL divulgará cartazes sobre Casa da Mulher em estabelecimentos comerciais

03/08/2021
TJAL divulgará cartazes sobre Casa da Mulher em estabelecimentos comerciais

 Coordenadora da Casa da Mulher, Érika Lima, e a juíza Fátima Pirauá. | Material, elaborado pela Diretoria de Comunicação, contém os serviços ofertados pela instituição

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), por meio da Casa da Mulher Alagoana com o apoio da Diretoria de Comunicação (Dicom), divulgará cartazes sobre os serviços ofertados de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher em estabelecimentos comerciais e órgãos públicos.

A juíza Fátima Pirauá, da Coordenadoria da Mulher, destacou que a instituição é um equipamento importantíssimo do Poder Judiciário para a sociedade alagoana, principalmente para a vítima de violência doméstica. Segundo a magistrada, um dos maiores desafios no âmbito dos Direitos Humanos é enfrentar o desafio da violência contra a mulher, que ainda é naturalizada por muitos.

“Nossa cultura ainda é muito machista, permissiva com esse comportamento agressivo de alguns homens e não estimula as mulheres a denunciarem os abusos e as agressões que sofrem. O Poder Judiciário está contribuindo para a efetivação desse direito da mulher de fazer a denuncia e buscar esse apoio. É preciso que a gente faça uma divulgação muito grande, maciça e buscar parceiros para que divulguem para a mulher alagoana, principalmente a daqui de Maceió, que ela tem esse equipamento, esse apoio.”, contou a juíza.

Cartaz traz os principais serviços da Casa da Mulher. Foto: Maikel Marques

Já na recepção da Casa, a vítima passa seus dados pessoais e em seguida é direcionada para o atendimento com uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogas e assistentes sociais. Dependo do caso, a mulher é encaminhada para a Delegacia e Defensoria Pública, que também ficam na sede da instituição.

O local conta com abrigo provisório para a mulher e seus filhos, com dormitório, berçário, brinquedoteca, banheiros e copa. Em parceria com a OAB/AL, é ofertado o projeto “Tem Saída”, que tem como objetivo dar independência financeira às vítimas colocando-as no mercado de trabalho.

A Casa da Mulher Alagoana é coordenada pela servidora Érika Lima e está localizada na Rua do Imperador, 119, ao lado da Praça Sininbu, no Centro de Maceió. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta, das 7h30 às 19h.  Mais informações pelo telefone (82) 2126-9650.