Desde o lançamento do Espaço Acolher é possível conectar os internos com seus familiares, através de uma porta de vidro. O encontro segue algumas regulamentações para garantir a segurança dos pacientes e familiares. Além de higienização específica, o uso de máscara e agendamento prévio são obrigatórios.
Para o secretário executivo de Ações de Saúde e diretor do HMA, Marcos Ramalho, o espaço é de grande importância no momento de distanciamento social em que vivemos. “É comprovado, cientificamente, que o tratamento humanizado contribui para a melhora clínica do paciente e auxilia o tratamento principal. A pandemia faz com que o contato que estamos acostumados tenha que ser evitado e, desta forma, nós do Hospital Metropolitano, buscamos uma forma de unir as pessoas com segurança para a melhora clínica do paciente”, destacou.
Morando da cidade de Novo Lino, José Eduardo Silva, visitou o hospital e não conteve a emoção em rever o filho. “Meu filho ficou muito feliz em me ver e soubemos que ele teve uma grande melhora esses dias. Eu tive tanta alegria que chorei em poder revê-lo. Ele é tudo pra mim e poder vê-lo se recuperando me deixa muito feliz” disse.
Silva ainda ressaltou a importância do atendimento ágil dos profissionais e o acolhimento com o paciente e seus os familiares. “Desde que chegou aqui, meu filho recebe muita atenção e o atendimento de todos está sendo fundamental. Meu filho pra mim ainda é uma criança e aqui ele está sendo bem cuidado. O hospital está dando todo suporte, é uma maravilha!”, disse.
O Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) também disponibiliza outras ações de humanização, como o projeto Visita Virtual, onde o paciente pode ver e conversar com a família, por meio de uma chamada de vídeo. Há também o Tocando Corações, com a musicoterapia, Cine Metropolitano e Correio da Saudade, onde cartas escritas por familiares e amigos são lidas aos pacientes.