Circula no WhatsApp um vídeo mostrando a adesivação de alguns ônibus escolares no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (CEPA), em Maceió. A mensagem diz que a frota que está sendo adesivada com símbolos de Alagoas teria sido fornecida pelo Governo Federal. A mensagem é falsa. Os ônibus são padronizados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), mas foram adquiridos com recursos próprios do Estado de Alagoas. De acordo com o FNDE não há qualquer irregularidade na adesivação.
Alagoas
É falso que novos ônibus escolares de Alagoas tenham sido adquiridos com recursos Federais
A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) informou que os veículos mostrados no vídeo são da rede estadual e foram adquiridos com recursos próprios. O investimento de mais de R$ 60 milhões na compra de 300 ônibus escolares faz parte do projeto “Meu transporte novo”, lançado no dia 08 de julho. O repasse financeiro está detalhado no Portal da Transparência.
O WhatsApp informa que o vídeo e a mensagem que o acompanha estão sendo compartilhados com frequência. As imagens mostram alguns ônibus escolares sendo adesivados e o texto diz que o Governo de Alagoas teria se aproveitado de recursos federais para se promover e ocultar investimentos do Governo Federal: “Governador Renan Filho manda tirar adesivação dos ônibus comprados e enviados pelo Governo Federal do presidente Bolsonaro para as escolas de Alagoas, e inserir adesivação do governo dele, como se os ônibus tivessem sido adquiridos pelo estado de Alagoas”, diz a mensagem.
Questionada a respeito da adesivação realizada em Alagoas, a assessoria de comunicação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) confirmou que a adesivação dos veículos em Alagoas está dentro da normalidade. “Pelas imagens encaminhadas não é possível determinar nenhum tipo de irregularidade”, informou, confirmando ainda que as compras foram realizadas com recursos próprios do estado.
FNDE
A compra dos veículos do tipo Ônibus Rural Escolar (ORE) é feita por meio do programa Caminho da Escola, do FNDE, vinculado ao Ministério da Educação. O programa desenvolve padrões para diversos tipos de ônibus escolares e realiza pregões eletrônicos para selecionar empresas aptas a fornecer veículos com o menor preço possível. A partir daí, Estados e Municípios podem, de forma simples, adquirir ônibus escolares construídos especificamente para essa finalidade e que são adequados à realidade de cada região.
Uma das maneiras de Estados e Municípios participarem do programa é comprando os ônibus com recursos próprios, bastando aderir às atas do programa. Esse foi o caso de Alagoas, como pode ser verificado no portal do FNDE.
Alagoas Sem Fake
Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos
relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui para enviar agora.
Mais lidas
-
1BULLYING POLÍTICO
Cúpula da prefeitura troca farpas públicas com o vereador-novato Kall Mello
-
2SEM PUDOR
Ju Isen, musa das manifestações mostra o ânus durante transmissão ao vivo de Carnaval
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Presidente da Câmara de Vereadores retira LDO da pauta e fará requerimentos de prestação de contas à prefeita Luísa Duarte
-
4OPORTUNIDADE
Palmeira terá PSS da Educação; serão ofertadas 20 vagas
-
5EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes