Alagoas
Ifal firma convênio com Jequiá da Praia e amplia rede de estágios na região Sul de Alagoas
Mais um passo importante em direção ao mundo do trabalho. O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) segue ampliando os convênios de estágios para estudantes do campus Marechal Deodoro. Até agora, dez novas empresas públicas e privadas foram conveniadas na região Sul de Alagoas e devem ofertar vagas nas áreas de Meio Ambiente e de Turismo e Hospitalidade.
O convênio mais recente, firmado em julho, foi com o município de Jequiá da Praia. De acordo com o coordenador de Extensão do Campus Marechal Deodoro, Renato Lôbo, a iniciativa é importante para ampliar a participação do Ifal na área de influência regional. “Ao mesmo tempo, contribuímos para atender às necessidades de qualificação da sociedade e aproximamos nossos estudantes do mundo do trabalho”, avalia o professor.
Conselho Municipal de Turismo
Também em Jequiá da Praia, os professores Renato Lôbo e Tâmisa Vicente tomaram posse no Conselho Municipal de Turismo (Comtur), com a responsabilidade de atuar como conselheiros fiscais nos planos de trabalho que serão executados pelo município.
Lôbo explica que, além de atender à política pública nacional de turismo, o conselho pretende elaborar estratégias para o desenvolvimento sustentável do turismo em Jequiá, possibilitando um melhor posicionamento no cenário turístico nacional, gerando novas oportunidades e aquecendo a economia de base no município. “Para nós, é mais uma oportunidade estratégica de ampliar nossa capilaridade e cumprir nosso propósito institucional”.
Meta de 20 convênios
A meta da Coordenação de Extensão do Campus Marechal Deodoro é celebrar 20 convênios de estágios na região, entre empresas privadas e o setor público, até 2022. A agenda faz parte de um cronograma estratégico definido pelo Departamento de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação (DPPI) do Campus Marechal, coordenado pelo professor Fábio Castilho.
“Queremos fortalecer a presença do Ifal na comunidade. Para os estudantes, o estágio proporciona a oportunidade de comparar os conhecimentos adquiridos ao longo da formação acadêmica com a realidade do trabalho, através da observação e análise de práticas profissionais da sua área de atuação. Além disso, permite desenvolver as potencialidades empreendedoras. Por fim, os estágios colocam o Campus Marechal dentro do ecossistema do mundo do trabalho, possibilitando parcerias técnicas e maior interação com a cadeia produtiva e de negócios”, diz Castilho.
Vagas serão lançadas em editais
Após a formalização dos convênios, a próxima etapa será lançar os editais de vagas, o que deve ocorrer quando houver segurança sanitária em relação à pandemia da Covid-19. Todas as informações serão divulgadas no portal Mundo do Trabalho e nas redes sociais do Campus Marechal Deodoro.
Até agora, o Campus Marechal Deodoro já firmou convênios com as empresas: Destak Magazine Marechal Deodoro, Hotel Village Barra, Pousada Lua – Barra de São Miguel, Pousada da Serra Mar Vermelho, Prefeitura de Jequiá da Praia, Prefeitura da Barra de São Miguel, Ambimet Maceió, Correios Maceió, Restaurante e Pousada Shalom e Usina Caeté.
Mais lidas
-
1BULLYING POLÍTICO
Cúpula da prefeitura troca farpas públicas com o vereador-novato Kall Mello
-
2SEM PUDOR
Ju Isen, musa das manifestações mostra o ânus durante transmissão ao vivo de Carnaval
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Presidente da Câmara de Vereadores retira LDO da pauta e fará requerimentos de prestação de contas à prefeita Luísa Duarte
-
4OPORTUNIDADE
Palmeira terá PSS da Educação; serão ofertadas 20 vagas
-
5PERSEGUIÇÃO
Casal tenta fugir da polícia com R$ 6 mil em drogas e é preso em Arapiraca