Alagoas
Codevasf moderniza mapeamento de projetos de irrigação em Alagoas com uso de drone
15/07/2021


A Codevasf terá o auxílio de um drone para realizar coleta de dados para cadastro, atualização e manutenção da malha fundiária da Companhia em Alagoas. A Companhia adquiriu equipamento capaz de realizar missões de mapeamento com apoio visual estendido; nesse formato, contando com o auxílio de observadores, amplia-se o raio de ação visual para dois mil metros, enquanto equipamentos normalmente em operação no Brasil teriam limite de 500 metros.
A Agência Nacional de Aviação (Anac) também autorizou o dispositivo a voar além da linha visual, guiado por link de rádio, o que aumenta a produtividade, com ampliação de raio para até cinco mil metros. Para ter condição de uso e de aproveitamento de todas as potencialidades do equipamento, a Superintendência Regional da Codevasf em Alagoas aguarda cadastro no Ministério da Defesa (MD) e posterior emissão do Certificado de Aeronavegabilidade Especial (Caer) para Aeronave Remotamente Pilotada (RPA).
O drone permite tempo de voo de até 90 minutos, para cobertura de até 500 hectares a 120 metros de altitude; sua precisão é de até 3 centímetros. Ele será usado no mapeamento profissional de grandes áreas, para reconstruções tridimensionais e geração de imagens de alta resolução. O equipamento também permite a criação de mapas térmicos com dados de alta precisão e segurança técnica.
O superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Joãozinho Pereira, avalia que o aparelho será útil para o mapeamento de áreas dos projetos públicos de irrigação administrados pela Companhia no estado, além de para procedimentos de certificação. “Diante da inclusão de novas bacias na área de atuação da 5ª Superintendência Regional da Codevasf, não tínhamos como atender parte das demandas, pois não possuíamos levantamentos topográficos das áreas. Com esse drone, vamos dar continuidade à padronização dos trabalhos da empresa”, explica.

Mais lidas
-
1HONRARIA
Enfermeira e professora Heloísa Helena recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFAL
-
2QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
3DEBATE
Arapiraca recebe secretários municipais de Educação para debater programas e fortalecer ensino étnico-racial
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara rejeita requerimentos sobre gastos da Guarda Municipal e relação de contratos de locação de imóveis da Prefeitura: transparência enterrada por 10 a 1
-
5APELO
Rio Largo: empresário clama por ações para revitalizar o comércio e atrair investimentos