Na seção jornalística, além das postagens diárias com as principais matérias sobre a gestão governamental, o portal amplia o acesso a recursos multimídia com a inserção de vídeos, galerias de fotos e uma nova seção de podcasts. É mais informação – com responsabilidade, qualidade e transparência – para atender às demandas da imprensa, dos servidores, de turistas e, principalmente, dos cidadãos alagoanos.
O secretário de Estado da Comunicação, Enio Lins, considera o novo portal do Governo de Alagoas uma evolução no espaço antes ocupado pela Agência Alagoas, que não se limita às mudanças no formato visual. “Os conteúdos também estão reformatados, redesenhados. É um novo portal, reunindo notícias e serviços, facilitando a comunicação com o público em geral e com a imprensa em particular”, aponta o gestor.
Outra novidade da página virtual destaca o trabalho que o Estado realiza nos eixos estratégicos de desenvolvimento. Um conjunto de investimentos e avanços que, de modo inédito, transformam para melhor a vida dos alagoanos por meio dos principais programas de Governo, como o Escola 10, Vida Nova nas Grotas, Pró-Estrada, Minha Cidade Linda, CRIA – Criança Alagoana, Ronda no Bairro e Alagoas Feita à Mão.
Nas abas de serviços mais requisitados, o portal divide o acesso por categorias. A lista com endereços e contatos para todas as secretarias e órgãos da administração direta e indireta também está disponível e atualizada.
Em um clique, o usuário chega aos perfis e canais oficiais do Governo do Estado nas principais redes sociais, Facebook, Instagram, YouTube e Twitter, e ao portal Alagoas Contra o Coronavírus – www.alagoascontraocoronavirus.al.gov.br –, que traz boletins, dados, números e estatísticas sobre o enfrentamento à pandemia.
O conteúdo publicado anteriormente na Agência Alagoas continuará acessível, como acervo digital do período que vai do início de 2015 a 14 de julho de 2021, por meio de link que leva ao antigo site.
Navegação responsiva – A nova identidade visual e o modelo de navegação do portal foram desenvolvidos pelo webdesigner Tom Carvalho em conjunto com a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom). “O portal recebeu um desenho mais sofisticado e alinhado com identidade visual do Governo e com as tendências atuais de design, como a sensibilidade universal, tamanho dos botões e formatação de fontes. Sempre pensando no acesso universal”, explicou o desenvolvedor.
Idealizado sobre uma plataforma exclusiva, por meio de uma linguagem de programação atual, contemporânea e consolidada, o projeto foi concebido para combinar melhor acessibilidade, maior agilidade e mais conforto durante a navegação. “Desenvolvemos um site pensado para a sensibilidade, com layout responsivo, para que seja bem acessado de qualquer dispositivo, seja tablet, celular ou computador”, assegura Tom Carvalho.