Alagoas
Professores alagoanos já podem se inscrever no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora


Edição 2021 irá contemplar professores nas categorias Ensino Fundamental 1 e 2; Ensino Médio Regular, Educação Profissional e Ensino Superior
As melhores práticas de educação empreendedora de Alagoas agora podem concorrer ao Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. A edição 2021 foi lançada na tarde desta segunda-feira (17) em um webinar com a apresentação do regulamento e casos de sucesso vencedores da edição anterior. Além de reconhecer e valorizar os professores que tenham implementado práticas criativas e inovadoras para desenvolver competências empreendedoras em seus alunos, o prêmio tem o potencial de oferecer ao ecossistema educacional projetos inspiradores que podem dar origem a novas ações.
Podem participar do prêmio somente professores brasileiros que tenham implementado práticas, cursos e projetos de Educação Empreendedora, sendo educadores vinculados a instituições de ensino da educação básica regular ou profissionalizante e de educação superior, reconhecidas pelo MEC.
A edição 2021 conta com a Etapa Estadual, com a seleção de projetos em todos os estados e a Etapa Nacional, todas elas com cinco categorias: Ensino Fundamental 1; Ensino Fundamental 2; Ensino Médio Regular, Educação Profissional e Ensino Superior. Projetos realizados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem ser inscritos nas categorias correspondentes à sua etapa de ensino.
Durante o webinar de lançamento, a gerente adjunta da Unidade de Cultura Empreendedora do Sebrae Nacional, Flávia Fernandes, enfatizou que a edição 2021 do prêmio foca em professores com o objetivo de reconhecer, sobretudo, práticas inovadoras que contribuíram para a disseminação dessa ideia mesmo com a pandemia.
“Decidimos dar esse foco porque, ano passado, por conta da pandemia, eles tiveram que ser ainda mais criativos e curiosos, aplicando novas metodologias. Eles empreenderam muito e merecem reconhecimento e que essas práticas sejam compartilhadas com outras escolas, outros educadores. Desde 2013 trabalhamos o tema e acredito que todos podem ser inspiração para seus pares e estudantes. Estamos muito ansiosos para conhecer as novas histórias que serão contadas nesta edição”, pontua.
O regulamento foi apresentado por Tatiana Kilx, diretora do Porvir, destacando que na seleção serão avaliados critérios como o desenvolvimento do projeto, atuação do educador ou da equipe, bem como o impacto da iniciativa para estudantes, escola e comunidade.
“Que sejam inscritas ideias criativas e inovadoras, que ainda não vimos, que utilizem metodologias ativas e ligadas aos objetivos de aprendizagem de maneira mais engajadora. Que sejam ideias que desenvolvam novas competências nos alunos e gerem impactos para as escolas e para as comunidades. Queremos muito reconhecer essas práticas, divulgá-las e fazer com que a educação empreendedora se torne ainda mais presentes nas escolas do país”, afirma.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 10 de setembro no site https://premiosebrae.prosas.com.br/. Além do troféu, os vencedores ganharão uma Missão Técnica Nacional, a ser definida, além de terem seus casos divulgados nacionalmente nos canais do Sebrae.
A premiação de reconhecimento da Etapa Estadual será feita no mês de novembro com os Troféus de Ouro, Prata e Bronze e classificação dos finalistas para a Etapa Nacional, com o reconhecimento em fevereiro de 2022. Os classificados para a Nacional também poderão ser contemplados com reconhecimentos especiais: Destaque Educação Empreendedora na Pandemia; Destaque Educação Empreendedora na EJA, Menção Honrosa e Júri Popular.
Todos os vencedores da etapa nacional serão convidados a participar de uma missão técnica, em data e destino a definir, com os custos de deslocamento, hospedagem e alimentação cobertos.
Casos de sucesso da edição anterior

Vicente de Paulo, vencedor da categoria ensino médio
No webinar, dois vencedores da edição 2019 compartilharam seus casos de sucesso. O primeiro deles foi Vicente de Paulo, vencedor da categoria ensino médio, com projeto “Desafio Lourdinas de Empreendedorismo e Inovação”, do Colégio Lourdinas, de Campina Grande/PB.
Com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o projeto capacita alunos em empreendedorismo e inovação, com a realização de oficinas, treinamentos, mentorias e hackaton para criar soluções para resolver problemas da sociedade e transformar jovens em pessoas com atitude empreendedora e inovadora. Os estudantes participam de uma seleção na qual são escolhidas três ideias para desenvolvimento de protótipo, trabalhando com apps, robótica, produtos alimentícios e saúde.

Professor e orientador do curso de Arquitetura e Urbanismo do Univag Cézar Santos
Na sequência, o professor e orientador do curso de Arquitetura e Urbanismo do Univag – Centro Universitário de Várzea Grande, Cézar Santos, apresentou o Projeto Integrador, vencedor da categoria Ensino Superior. Na iniciativa, os alunos são estimulados a criar um projeto para algum centro de educação infantil que seja carente. Trabalhando 10 pilares do empreendedorismo, a iniciativa traz a oportunidade para que os alunos projetem desde o espaço da sala de aula até os mobiliários.
O Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora edição 2021 é promovido pelo Sebrae e Ministério da Educação (MEC) com apoio técnico do Porvir e do Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora.
Mais lidas
-
1HONRARIA
Enfermeira e professora Heloísa Helena recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFAL
-
2QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara rejeita requerimentos sobre gastos da Guarda Municipal e relação de contratos de locação de imóveis da Prefeitura: transparência enterrada por 10 a 1
-
4DEBATE
Arapiraca recebe secretários municipais de Educação para debater programas e fortalecer ensino étnico-racial
-
5APELO
Rio Largo: empresário clama por ações para revitalizar o comércio e atrair investimentos