Cidades
Para se manter em destaque, Pedra do Sino Hotel recebe soluções do Sebrae e se fortalece no Sertão Alagoano


Empresa do município de Piranhas recebeu diversas soluções em gestão, finanças, qualidade e protocolos contra a Covid-19. Fotos: Divulgação
Nascido há 10 anos, o Pedra do Sino Hotel, em Piranhas, se tornou uma das principais referências entre os meios de hospedagem do Sertão Alagoano nos últimos anos. Não somente pelo conforto e vista encantadora, que oferece ao hóspede a oportunidade de contemplar o Velho Chico, mas também pela qualidade nos produtos, serviços e na gestão que segue melhorando dia a dia, principalmente ao receber soluções do Sebrae Alagoas em diversas áreas.
O Pedra do Sino Hotel abriu as portas em 2011 a partir da visão da família Clemente, que até então administrava o Flor de Cactus Restaurante, sob o olhar atento do casal Francisco Clemente e Eliane Clemente. O diretor administrativo Rafael Clemente revela que, ao observar a crescente demanda de visitantes na cidade de Piranhas e o baixo número de leitos na estrutura hoteleira, a família enxergou uma oportunidade de negócio e enfrentou o desafio de construir um hotel no alto da serra do Mirante Secular, ponto turístico local.
“Com isso, iniciamos a operação com oito apartamentos e hoje dispomos de trinta, piscina, bar e restaurante, redário, espaço para jogos de mesa, entre outros atrativos. O nosso principal diferencial é a qualidade dos serviços e produtos que oferecemos aos nossos hóspedes. Isso encanta e traz satisfação. Não vendemos diárias. Proporcionamos experiências aos nossos hóspedes e isso é uma coisa única”, afirma Rafael.
Desde 2012, o hotel tem uma relação próxima com o Sebrae, tornando-se ainda mais fortalecida a partir de 2018, quando os gestores e colaboradores participaram de cursos como o ‘D-Olho na Qualidade (5S)’ recebendo orientações através de uma metodologia de implantação e acompanhamento da Gestão da Qualidade.
Além disso, também teve acesso ao curso ‘Como Atender Melhor o Turista’, em 2019, buscando identificar os aspectos que contribuem para a satisfação do cliente, em ações e procedimentos de atendimento em uma empresa e planejar ações que garantam a satisfação dos seus hóspedes para gerar um impacto positivo nos resultados.
Consultorias e outras capacitações
Em 2020 e 2021, o Pedra do Sino Hotel recebeu consultorias para identificar o seu Índice de Maturidade de Gestão, verificando seu atendimento aos critérios de Excelência em Gestão da Qualidade, fortalecido com uma consultoria continuada sobre Liderança, Pessoas, Processos e Resultados. Outras consultorias recebidas foram as do programa Sebrae Adapte.
Rafael Clemente também recorda a participação em capacitações envolvendo gestão financeira, gestão de pessoas, gestão organizacional e outros temas.
“O Sebrae sempre foi um parceiro nosso desde o início. Fizemos várias capacitações e acredito que não tenha um ano que tenhamos passado sem fazer algo em parceria com o Sebrae. Todas melhoraram consideravelmente os controles internos, incluindo a área financeira, organização e o clima organizacional, fatores que influenciam diretamente na qualidade dos nossos serviços e refletem diretamente no nosso principal valor que é satisfação integral dos clientes”, pontua.
Desafios na pandemia
Um dos setores mais afetados pela pandemia foi o setor hoteleiro. O Pedra do Sino Hotel também sofreu, já que chegou a ficar seis meses de portas fechadas. Mesmo funcionando atualmente, Rafael Clemente destaca que o momento é desafiador, já que a indústria hoteleira envolve toda uma cadeia e atrativos como passeios, museus, bares e restaurantes, segmentos empresariais que passaram a funcionar, em alguns momentos, com restrição de funcionamento total ou parcial.
No enfrentamento da pandemia, o hotel ainda conta com o apoio do Sebrae e engajamento dos gestores em eventos como o ‘Seminário Desafios e Oportunidades para a retomada da atividade Turística pós-Covid-19’, para a busca de orientações de manutenção e fortalecimento de sua atuação em meio ao cenário de pandemia. Além disso, também participou de palestras sobre atendimento ao cliente.
“Neste ano, junto ao atendimento do Sebrae, a empresa tem criado novas estratégias para prospecção de mercado, formatação do roteiro turístico com vista também para a ampliação de fornecedores e compradores, elaboração de tarifários, pacotes de hospedagem além de revisar seus fluxos de vendas em 2021”, afirma o gerente adjunto da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Delmiro Gouveia, Vitor Pereira.
O diretor administrativo do hotel enfatiza que no retorno às atividades, ainda no ano passado, o Pedra do Sino teve o apoio do Sebrae para a elaboração e implantação do protocolo de saúde e segurança no combate à Covid-19.
“Foi de extrema importância para podermos voltar com segurança para nossa equipe e hóspedes. Falando sobre gestão, apesar de termos ficado fechados seis meses, nós não ficamos parados. Utilizamos bem os conhecimentos adquiridos, fomos buscar mais para voltar a pleno vapor. Agora, aqui estamos, buscando evoluir sempre para melhorar nossa gestão e consequentemente nossos serviços ofertados aos hóspedes”, frisa Rafael Clemente.
Mais lidas
-
1CRAÍBAS
“Assustador e inaceitável”: Deputado denuncia destruição provocada pela Vale Verde em Craíbas e alerta para risco de nova tragédia como a da Braskem
-
2JUSTIÇA
Alexandre de Moraes determina prisão de Fernando Collor
-
3SÃO MIGUEL DOS CAMPOS
Encontrado corpo de segunda jovem que estava desaparecida
-
4FUTEBOL
César Sampaio aceita 'recomendação' de Neymar e treina o Santos com três volantes
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Presidente da Câmara tenta justificar com “conversa mole” novo adiamento de audiência com Águas do Sertão