Alagoas

Policiais civis participarão de treinamento sobre Sinesp/PPE/DAAS, na Escola de Governo

03/07/2021
Policiais civis participarão de treinamento sobre Sinesp/PPE/DAAS, na Escola de Governo

O delegado Medson Maia, diretor da Gerência de Estatística e Informação (GEINFO), disse que policiais civis de Alagoas irão participar de treinamento Sinesp/PPE/DAAS, um moderno e avançado sistema de informática, na Escola de Governo, no período de 5 a 7 deste mês, no horário de 8h30 às 17h.

Os policiais, de diversas unidades, serão treinados por dois instrutores que virão de Brasília.

O Sinesp PPE – Procedimentos Policiais Eletrônicos – é uma solução disponibilizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, às Unidades da Federação que permitem o registro de ocorrências, despacho homologatório e a lavratura de procedimentos de polícia (TCO, BOC, IP, APF, AIAI e AAFAI), além de fornecer recursos que permitem a gestão cartorária e compartilhamento/uso de dados e informações registrados pelos entes federados participantes.

Ele foi desenvolvido com o objetivo de estabelecer um padrão nacional para os registros de ocorrências e procedimentos policiais, sendo fornecido gratuitamente às Unidades da Federação.

O sistema subsidia a gestão dos recursos humanos, materiais, investigativos e de inteligência dos atores da Segurança Pública, com o registro das informações destinadas às Polícias Estaduais, auxílio na identificação dos fenômenos criminais, dos indicadores relacionados aos perfis dos autores, testemunhas e ofendidos, entre outros.

Além do armazenamento das informações, a ferramenta visa a implantação de procedimento exclusivamente eletrônico em todas as suas fases, com a substituição da utilização de papel, em sintonia com a economicidade e com as normas ambientais.

“Será um curso avançado, tornando o trabalho mais célere e totalmente digital, com o inquérito 100% digital, por meio do uso de ferramentas avançadas, não havendo mais a necessidade de imprimir o flagrante”, frisou o delegado Medson Maia.