Nesta remessa foram encaminhadas 14.544 doses da Pfizer, 19.365 da AstraZeneca e 4.970 doses de CoronaVac. Os imunizantes faziam parte da reserva estratégica do PNI/AL. As cidades que mais receberam doses foram Maceió (13.040), Arapiraca (2.802), Rio Largo (894), Penedo (738) e União dos Palmares (732).
Os imunizantes estavam acondicionados nas Centrais de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, localizadas em Maceió e Arapiraca, e geridas pelo Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL). Nesta semana o Ministério da Saúde (MS) enviou para Alagoas um total de 40.960 doses das vacinas Pfizer e AstraZeneca.
Os demais imunizantes ficaram sob responsabilidade do PNI/AL como reserva estratégica, para serem utilizadas na composição de futuras remessas. Eles também serão destinados para a segunda dose (D2) das forças de segurança e salvamento, vacinados pelas equipes estaduais.
As vacinas serão utilizadas como primeira dose (D1), conforme anunciou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres. “Alagoas continua avançando a vacinação em todo o Estado. Chegou a hora dos alagoanos de 43 e 42 anos! Iremos distribuir as vacinas aos municípios e iniciar a imunização imediatamente. Só a vacina salva! Vacina boa é vacina no braço, não importa o tipo”, afirmou o titular da saúde estadual.
Antes das Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) retirarem os imunizantes e os insumos para vacinar a população, é necessário fazer uma solicitação por meio do Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES). Para agendar na Central Maceió, é necessário enviar mensagem para o e-mail [email protected]; já para agendar com a Central de Arapiraca, a solicitação deve ser encaminhada pelo e-mail: [email protected].